Os estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família no contexto da educação pública do Paraná: uma leitura a partir das mesorregiões do estado

Autores

  • Andréa Barbosa Gouveia Universidade Federal do Paraná - Núcleo de pesquisa em Políticas Educacionais (NUPE)
  • Gabriela Schneider Universidade Federal do Paraná - Núcleo de pesquisa em Políticas Educacionais (NUPE)

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.1046

Palavras-chave:

política educacional, Bolsa Família, mesorregiões paranaenses,

Resumo

O Programa Bolsa Família (PBF) tem sido um importante aliado na redução da pobreza e na diminuição da desigualdade social. Além disso, por meio da condicionalidade escolar, tem colaborado com a permanência de crianças e jovens na escola, o que representa um importante passo na garantia do direito à educação. Esse direito, contudo, não se limita ao acesso, e, nesse sentido, a análise de onde estão esses estudantes e quais as escolas que frequentam é essencial. Neste artigo, analisam-se os estudantes beneficiários do PBF a partir do recorte das mesorregiões do Paraná, buscando caracterizar o volume de estudantes beneficiários, as condições gerais da região e as condições especificamente de oferta escolar, considerando tipo de vínculo dos professores, formação dos professores e estrutura material da escola. Os resultados sugerem uma relação entre melhores condições docentes, em termos de formação ou vínculo de trabalho com o menor percentual de beneficiários do programa, o que também pode ser percebido no que se refere à estrutura material, ainda que com algumas diferenças dentro das diversas regiões. O Centro Sul apresenta-se como uma das regiões com o maior número de beneficiários em relação à matrícula e também com as condições mais precárias.

Biografia do Autor

Andréa Barbosa Gouveia, Universidade Federal do Paraná - Núcleo de pesquisa em Políticas Educacionais (NUPE)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, na área de concentração Estado, Sociedade e Educação. Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná onde atua no Núcleo de pesquisa em Políticas Educacionais (NUPE). Está credenciada no Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR na linha de pesquisa em Políticas Educacionais. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho Estado e Educação da ANPED no período de 2010-2012, vice-presidente Sul da diretoria da ANPED na gestão 2013-2015 e atualmente é Presidente da ANPED - gestão 2015-2017. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos de financiamento da educação, remuneração docente, política educacional em sistemas de ensino.

Gabriela Schneider, Universidade Federal do Paraná - Núcleo de pesquisa em Políticas Educacionais (NUPE)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2007), mestrado e doutorado em Educação pela mesma universidade na linha de políticas educacionais. É professora no Departamento de Planejamento e Administração Escolar da UFPR onde atua no Núcleo de pesquisa em Políticas Educacionais (NUPE). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Políticas e Gestão Educacional e no uso de dados quantitativos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação educacional, financiamento da educação, condições materiais, indicadores de qualidade e infraestrutura escolar;

Referências

ATLAS BRASIL. Atlas do Desenvolvimento Humano Municipal 2010. Disponível em: <http://www.atlasbrasil.org.br/2013/>. Acesso em: 21 mar. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: DF, dez. 1996.

BRUEL, A. L. Diálogos entre política educacional e sociologia: algumas reflexões sobre desigualdades sociais e educacionais. In: SILVEIRA, A. D.; GOUVEIA, A. B.; SOUZA, A. R. (Org.). Conversas sobre políticas educacionais. Curitiba: Appris, 2014. p. 143-66.

CAMPELLO, Tereza; MELLO, Janine. O processo de formulação e os desafios do plano sem miséria: por um país rico e com oportunidades para todos. In: BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O Brasil sem miséria. Brasília: MDS, 2014. p. 33-66.

COSTA, Fábio Rodrigues da; ROCHA, Márcio Mendes. Nova dinâmica dos municípios do Paraná. Mercator, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 91-104, maio/ago. 2014.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Legislação educacional brasileira. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

FAHEL, Murilo Cássio Xavier; FRANÇA, Bruno Cabral; MORAES, Thais. O efeito da condicionalidade educação do Bolsa Família em Minas Gerais: uma avaliação por meio da PAD/MG. Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação, n. 2, p. 4-35, jul./dez. 2011. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Murilo_Fahel2/publication/275716573_O_efeito_da_condicionalidade_educacao_do_Bolsa_Familia_em_Minas_Gerais_uma_avaliacao_por_meio_da_PADMG/links/554575190cf23ff71686afae/O-efeito-da-condicionalidade-educacao-do-Bolsa-Familia-em-Minas-Gerais-uma-avaliacao-por-meio-da-PAD-MG.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2016.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Sinopse Estatística da Educação Básica 2015. Brasília: INEP, 2016. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica>. Acesso em: 15 dez. 2016.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar 2015. Microdados. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-levantamentos-acessar >. Acesso em: 23 mar. 2016.

INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (IPARDES). Mesorregião Geográfica Centro-Sul Paranaense. Curitiba: Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, 2004.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Sistema Presença. 2015. Disponível em: <http://frequenciaescolarpbf.mec.gov.br/presenca/controller/login/efetuarLogin.php>. Acesso em: 12 fev. 2016.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME (MDS). Bolsa Família. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/bolsafamilia>. Acesso em: 10 mar. 2016.

______. DataSOCIAL: quantidade de beneficiários do Programa Bolsa Família segundo idade. 2013-2015. Disponível em: <http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi-data/METRO/metro_ds.php?p_id=74&p_ibge=41&p_geo=0>. Acesso em: 14 jul. 2016.

HORTA NETO, João Luiz. Avaliação sem impacto na aprendizagem. In: YANNOULAS, Silvia Cristina (Org.). Política educacional e pobreza: múltiplas abordagens para uma relação multideterminada. Brasília: Líber Livro, 2013. p. 111-36.

SCHNEIDER, G. Política educacional e instrumentos de avaliação: pensando um Índice de Condições Materiais da Escola. 250f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, 2010.

SEN, Amartya Desigualdade reexaminada. Tradução de Ricardo Doninelli Mendes. Rio de Janeiro: Record, 2012.

______. A ideia de justiça. Tradução de Denise Bottmann e Ricardo D. Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

YANNOULAS, Silvia Cristina. Literatura recente sobre uma antiga problemática. In: ______ (Org.). Política educacional e pobreza: múltiplas abordagens para uma relação multideterminada. Brasília: Líber Livro, 2013. p. 25-66.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-11-06

Como Citar

Gouveia, A. B., & Schneider, G. (2017). Os estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família no contexto da educação pública do Paraná: uma leitura a partir das mesorregiões do estado. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(46), 155–176. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.1046

Edição

Seção

Artigos