Diferença/identidade e professoras afrodescendentes: reflexões desde uma perspectiva etnomatemática

Autores

  • Gelsa Knijnik UNISINOS
  • Tiago Vargas UNISINOS

Resumo

Com base em um estudo realizado com professoras afrodescendentes do sul do país, o artigo discute questões sobre a diferença/identidade e a formação docente, examinadas desde uma perspectiva etnomatemática, construída na interlocução com o pensamento de Michel Foucault e as ideias do períodode maturidade de Ludwig Wittgenstein.

Biografia do Autor

Gelsa Knijnik, UNISINOS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Tiago Vargas, UNISINOS

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Referências

AZIBEIRO, N.; FLEURI, R. Interculturalidade na educação popular e na formação de educador@s. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERCULURAL, MOVIMENTOS SOCIAIS E SUSTENTABILIDADE E COLÓQUIO DA ASSOCIATION POUR LA RECHERCHE INTERCULTURELLE (ARIC) NA AMÁRICA LATINA. 2006. Anais... Florianópolis: CED/UFSC, 2006. p. 1-24.

BACKES, J. L. A presença de sujeitos culturais negros no contexto do ensino superior e a afirmação de sua identidade. Revista Lusófona de Educação, v. 15, p. 137-46, 2010.

BOCASANTA, D. M. “A gente não quer só comida”: processos educativos, crianças catadoras e sociedade de consumidores. 2009. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alvez, 1975.

CONDÉ, M. L. L. As teias da razão: Wittgenstein e a crise da racionalidade moderna. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2004.

______. Nietzsche e Wittgenstein: semelhanças de família. In: PIMENTA NETO, O.; BARRENECHEA, M. A. (Org.). Assim falou Nietzsche. Rio de Janeiro: 7 Letras, 1999. p. 38-54.

CRUZ, S. F. A criança Terena: o diálogo entre a educação indígena e a educação escolar na aldeia Buriti. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2009. Disponível em: <http://www3.ucdb.br/mestrados/index.php?c_mestrado=1>. Acesso em: out. 2009.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática e educação. In: KNIJNIK, G.; WANDERER, F.; OLIVEIRA, C. J. (Org.). Etnomatemática, currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC, 2004. p. 39-52.

______. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. 2. ed. São Paulo: Ática, 1993.

DELEUZE, Gilles. Foucault. Trad. Cláudia Sant’Anna Martins. São Paulo: Brasiliense, 1995.

FLEURI, R. M. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 16-35, 2003.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. 14. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2001.

______. A ordem do discurso. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 1996.

______. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Petrópolis, RJ: Vozes, 1972.

GOMES, N. L. Educação cidadã, etnia e raça: o trato pedagógico da diversidade. In: CAVALLEIRO, E. dos S. Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001. p. 83-96.

HEBECHE, L. “Não pense, veja!” Sobre a noção de “semelhanças de família” em Wittgenstein. Veritas, v. 48, p. 31-58, 2003.

KNIJNIK, G. Brazilian peasant mathematics, school mathematics and adult education. In: Adult Learning Mathematics – an International Research Forum, 2(1), 54-62, 2007.

______. Educação matemática, culturas e conhecimento na luta pela terra. Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC, 2006.

______. Itinerários da etnomatemática: questões e desafios sobre o cultural, o social e o político na educação matemática. In: KNIJNIK, G.; WANDERER, F.; OLIVEIRA, C. J. (Org.). Etnomatemática, currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC, 2004a. p. 19-38.

______. Currículo, cultura e saberes na educação matemática de jovens e adultos: um estudo sobre a matemática oral camponesa. In: ANPEDSUL – SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 5., 2004, Curitiba. Anais... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2004b.

______. Ethnomathematics: culture and politics of knowledge. For the Learning of Mathematics, Ontario, v. 22, n. 1, p. 11-18, 2002a.

_______. Curriculum, Culture and Ethnomathematics: the practices of cubagem of wood in the Brazilian Landless Movement. Journal of Intercultural Studies, Austrália, v. 23, n. 2, p. 149-65, 2002b.

______. O que os movimentos sociais têm a dizer à Educação Matemática? In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – ENEM, 8., 2004. Anais... Recife: Universidade Federal de Pernabuco, 2004c.

______. Educação matemática, exclusão social e política do conhecimento. Bolema, Rio Claro, SP, n. 16, p. 12-28, 2001.

KNIJNIK, G.; DUARTE, C. G. Entrelaçamentos e Dispersões de Enunciados no Discurso da Educação Matemática Escolar: um Estudo sobre a Importância de Trazer a Realidade do Aluno para as Aulas de Matemática. Bolema, Rio Claro, SP, v. 23, p. 863-86, 2010.

KNIJNIK, G.; WANDERER, F. Educação Matemática e oralidade: um estudo sobre a cultura de jovens e adultos camponeses. In: ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO – EGEM, 9., 2006. Anais... Caxias do Sul, RS: Universidade de Caxias do Sul, 2006.

KNIJNIK, G.; WANDERER, F.; GIONGO, I. M. Educação matemática e interculturalidade: um estudo sobre a oralidade de formas de vida rurais do sul do Brasil. Quadrante, Lisboa, Portugal, v. 19, p. 49-69, 2010.

LIMA, E. G. A pedagogia Terena e a criança do Pin Nioaque: as relações entre família, comunidade e escola. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS. Disponível em: <http://www3.ucdb.br/mestrados/index.php?c_mestrado=1>. Acesso em: out. 2009.

LIZSCANO, E. As matemáticas da tribo européia: um estudo de caso. In: KNIJNIK, G.; WANDERER, F.; OLIVEIRA, C. J. (Org.). Etnomatemática, currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC, 2004. p. 124-38.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

NASCIMENTO, A. C. et al. Professores índios e a escola diferenciada/intercultural: a experiência em escolas indígenas Gauarani e Kaiowá e a prática pedagógica para além da escola. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 32. Anais... Caxambu, MG, 2009.

SANTOS, B. S. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.

VALERO, P. Mathematics education as a network of social practices. In: CONGRESS OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION, 6., 2009. Anais... Lyon, France, 2009. p. 1-20.

VARGAS, T. A relação de estudantes negros com a matemática escolar: um estudo na perspectiva etnomatemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FRONTEIRAS ÉTNICO-CULTURAIS E FRONTEIRAS DA EXCLUSÃO, 4., 2010. Anais... Campo Grande: UCDB, 2010.

VEIGA-NETO, A. Educação e Pós-Modernidade: impasses e perspectivas. Educação online PUCRJ, Rio de Janeiro, ano 2, n. 2, 2006.

______. Foucault e a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

VIEIRA, N. H. Cultura regional e o ensino da arte: caminho para uma prática intercultural? Estudo de caso: E. M. Sulivan Silvestre Oliveira – Tumune Kalivono “Criança do Futuro”. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS. Disponível em: <http://www3.ucdb.br/mestrados/index.php?c_mestrado=1>. Acesso em: out. 2009.

WANDERER, F.; KNIJNIK, G. Discursos produzidos por colonos do sul do país sobre a matemática e a escola de seu tempo. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, p. 555-564, 2008.

WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. Trad. de José Carlos Bruni. 5. ed. São Paulo: Nova Cultura, 1991.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 7-72.

Downloads

Publicado

2013-06-03

Como Citar

Knijnik, G., & Vargas, T. (2013). Diferença/identidade e professoras afrodescendentes: reflexões desde uma perspectiva etnomatemática. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (31). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/121

Edição

Seção

Dossiê