Memórias de infância na escola pelo avesso do tracejado das normativas de gênero, sexualidade e desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1344

Palavras-chave:

memórias de infância, gênero, escola.

Resumo

Este artigo pauta-se em discussões críticas sobre o modelo de desenvolvimento respaldado na cronologia movida pelo progresso e integrante do discurso de desenvolvimento econômico no qual se estruturam os Estados-Nação. Articulada a essas discussões, está a noção de uma infância ideal como um dos pilares de sustentação das políticas curriculares e das práticas educativas voltadas às crianças. Os modelos de desenvolvimento e de infância são postos em discussão pelo viés do gênero e da sexualidade como interrogantes para problematizar estatutos de sujeito, fundamentados em regimes de inteligibilidade de corpos e vidas. Desse modo, analisamos memórias de infância de travestis, marcadas por dissidências em relação às normativas de gênero na escola, vigentes nos currículos, na organização dos espaços, tempos e relações pedagógicas. A infância, nessas memórias, não é tratada como a retrospectiva da vida nem como a prospecção para o futuro, mas como experiência social que é provocada pelas interrogações do presente a lançar críticas que perturbam as programações do tempo cronológico.

Biografia do Autor

Bruno do Prado Alexandre, UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

Doutorando em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Rondonópolis. Docente da Faculdade EDUVALE

Raquel Gonçalves Salgado, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Rondonópolis

Referências

ALEXANDRE, Bruno do Prado. Sobre corpos que “não podem” aparecer: memórias de escola nas narrativas de pessoas travestis. Orientadora: Raquel Gonçalves Salgado. 2017. 146f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, MT, 2017.

ANDRADE, Luma Nogueira de. Travestis na escola: assujeitamento e resistência à ordem normativa. Fortaleza: Editora da UFC, 2012.

BENEDETTI, Marcos Renato. Toda feita: o corpo e o gênero das travestis. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: magia e técnica, arte e política. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. V. 1.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: versão final revista. Brasília-DF: MEC, 2018.

BRITZMAN, Deborah. Curiosidade, sexualidade e currículo. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 83-111.

BURMAN, Erica. Developments. Child, image and nation. London; New York: Routledge, 2008.

BURMAN, Erica. Desenvolvimento desejado? Contribuições psicanalíticas para o antidesenvolvimento psicológico. A peste, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 269-94, jul./dez., 2009.

BUTLER, Judith. Cuerpos que importan: sobre los límites materiales y discursivos del “sexo”. 2. ed. Buenos Aires: Paidós, 2015.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016a.

BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto?. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016b.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 17. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2006.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

PERES, Wiliam Siqueira. Travestis brasileiras: dos estigmas à cidadania. Curitiba: Juruá, 2015.

PRECIADO, Beatriz. Manifesto contrassexual. São Paulo: n-1 edições, 2014.

PRECIADO, Beatriz. “Quem defende a criança queer?”. Jangada-crítica, literatura, artes, Viçosa, n. 1, p. 96-99, jan./jun. 2013.

SALES, Adriana. Travestilidades e escola nas narrativas de alunas travestis. Orientador: Leonardo Lemos de Souza. 2012. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, MT, 2012.

STENGERS, Isabelle. Reativar o animismo. Caderno de Leituras, n. 62, p. 1-15, maio 2017.

VERAS, Elias Ferreira; GUASCH, Oscar. A invenção do estigma travesti no Brasil (1970-1980). História, histórias, Brasília, v. 1, n. 5, p. 39-51, 2015.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

Alexandre, B. do P., & Salgado, R. G. (2019). Memórias de infância na escola pelo avesso do tracejado das normativas de gênero, sexualidade e desenvolvimento. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 20(52), 31–47. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1344

Edição

Seção

Dossiê: Gênero e Sexualidade: lutas no currículo em tempos de novos mapas políticos e culturais