Colégios e regras de estudo no sistema jesuítico de educação

Autores

  • Marisa Bittar UFSCar

Resumo

Com este artigo objetivamos analisar a especificidade dos colégios jesuíticos no contexto da sociedade européia em transição para a Modernidade e, ao mesmo tempo, caracterizar a pedagogia jesuítica. Para tanto, a pesquisa teve como fonte principal o Ratio Studiorum, plano de estudos da Companhia de Jesus, aprovado em 1599 para ser adotado em todos os colégios jesuíticos, estabelecendo regras a serem seguidas por alunos e professores. O artigo focaliza o ensino como atividade essencial dos colégios e é por meio dele que evidencia os traços da pedagogia jesuítica. Por fim, buscamos refletir sobre os colégios como uma criação do mundo moderno.

Biografia do Autor

Marisa Bittar, UFSCar

Doutora em História Social pela USP e professora titular de História da Educação da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2013-06-04

Como Citar

Bittar, M. (2013). Colégios e regras de estudo no sistema jesuítico de educação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (31). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/147

Edição

Seção

Artigos