Processos de socialização: diferentes aprendizagens em um curso pré-vestibular popular

Autores

  • Juliana Cristina Perlotti Piunti UFSCar
  • Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira UFSCar

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar resultados de uma pesquisa de mestrado que analisou as aprendizagens envolvidas num curso pré-vestibular comunitário, no interior do estado de São Paulo. Com base no referencial teórico de Paulo Freire e Pérez Gómez, assumimos a concepção de indivíduo enquanto sujeito histórico e social e de aprendizagem enquanto possibilidade de socialização secundária. Os dados que deram corpo a este trabalho foram obtidos entre alunos e ex-alunos, a partir de entrevistas e observações de campo e, posteriormente, foi feita a análise temática dos depoimentos. A perspectiva destes estudantes em relação às diferentes aprendizagens desencadeadas no cursinho comunitário mostrou que é possível para eles aprender para ter acesso ao ensino superior, aprender com os professores e aprender conteúdos do ensino médio. Concluímos que, nesse espaço, a socialização secundária permite aos alunos diversos êxitos, e, portanto, esse pode ser considerado um “espaço de possibilidades”.

Biografia do Autor

Juliana Cristina Perlotti Piunti, UFSCar

Cientista Social (UFSCar). Mestre em Educação (UFSCar).

Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira, UFSCar

Doutora em Educação (UFSCar). Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar.

Referências

BACCHETTO, João Galvão. Cursinhos pré-vestibulares alternativos no município de São Paulo (1999 a 2000): a luta pela igualdade no acesso ao ensino superior. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BONFIM, Talma Alzira. O CAPE em nossas vidas: a visão de um grupo de alunos, ex-alunos e colaboradores sobre um curso pré-vestibular gratuito. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

CARVALHO, José Carmello Braz. Os cursos pré-vestibulares comunitários e seus condicionantes pedagógicos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 128, p. 299-326, maio/ago. 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

______. Educação e mudança. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

______. Extensão ou comunicação? 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

______. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2003.

______. Educação como prática da liberdade. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

GIMENO SACRISTÁN, Jose; PÉREZ GÓMEZ, A.I. Compreender e transformar o ensino. Tradução de Ernani F. da Fonseca Rosa. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

MITRULIS, Eleny; PENIN, Sônia Teresinha de Souza. Pré-vestibulares alternativos: da igualdade à eqüidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, v. 36, n. 128, p. 269-298, maio/ago. 2006.

PIUNTI, Juliana C. P. Diferentes aprendizagens na perspectiva de alunos de um curso pré-vestibular comunitário. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.

SANTOS, Renato Emerson Nascimento dos. A difusão do ideário anti-racista nos vestibulares para negros e carentes. In: SANTOS, Sales Augusto (Org.). Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas. Brasília: Ministério da Educação, 2005. p. 229-249.

Downloads

Publicado

2013-06-07

Como Citar

Piunti, J. C. P., & Oliveira, R. M. M. A. de. (2013). Processos de socialização: diferentes aprendizagens em um curso pré-vestibular popular. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (30). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/203

Edição

Seção

Artigos