Significados de pesquisa segundo professores formadores de um curso de Pedagogia

Autores

  • Romilda Teodora Ens PUC-PR
  • Marli E. D. A. de André PUC-PR

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.236

Resumo

O presente trabalho analisa dados de depoimentos de professores formadores sobre o significado da pesquisa com o objetivo de compreender a seguinte questão: qual o significado atribuído por professores à proposta de Prática Profissional denominada Pesquisa da Prática Pedagógica? Para coletar os dados, fez-se uso da entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos, com base em seis entrevistas, apontam contradições e limitações que permeiam a presente proposta de formação de professores: em primeiro lugar, como a pesquisa é relacionada ao TCC e se poderá ou não estar relacionada às práticas de intervenção profissional; em segundo, o exercício de pesquisar não alcança todos os professores; há preocupação em relação ao tipo de pesquisa, ou a como coletar dados sem uma preocupação com a produção do conhecimento novo e com a comunicação; e terceiro, a pouca formação para a pesquisa de muitos professores parece fortalecer alguns posicionamentos e resistências, mas, ao mesmo tempo parece expressar uma concepção de pesquisa voltada à análise da prática escolar.

Biografia do Autor

Romilda Teodora Ens, PUC-PR

Doutora em Educação pela PUC-SP. Professora da PUCPR.

Marli E. D. A. de André, PUC-PR

Ph.D. em Educação pela Universidade de Illinois (USA). Professora da PUC-PR.

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

Ens, R. T., & André, M. E. D. A. de. (2013). Significados de pesquisa segundo professores formadores de um curso de Pedagogia. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (24). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.236

Edição

Seção

Dossiê