Desafios presentes na formação de professores

Autores

  • Fernando Casadei Salles UNISO
  • Jorge Luis Cammarano González UNISO

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.241

Resumo

O propósito deste artigo é refletir sobre alguns aspectos e processos que problematizam na sociedade atual a formação do professor, tendo em vista o direito à escola que representa, no mundo atual um objetivo ainda distante a ser alcançado. Os aspectos escolhidos, como alvo para a reflexão, são os seguintes: 1- crise do paradigma social, educação e formação de professores; 2- a tecnologia, mundo do trabalho e educação; 3- a globalização econômica e educação; 4- ciência moderna e humanismo; 5- a crise da cultura.



Biografia do Autor

Fernando Casadei Salles, UNISO

Dr. em Educação pela PUC-SP. Professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade da (UNISO) e Pesquisador do Núcleo de Investigação do Trabalho Docente

Jorge Luis Cammarano González, UNISO

Dr. em Educação pela UNICAMP. Professor do Programa de Mestrado da UNISO e Pesquisador do Núcleo de Investigação do Trabalho Docente (NITDO) e da Rede de Estudos do Trabalho (RET).

Referências

CEPAL-OREALC – Educación y conocimiento. Santiago do Chile: Naciones Unidas, 1992.

CONTRERAS, José. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como ideología. In: Os Pensadores XLVII, 1. ed., 1975.

FURTADO, Celso. Brasil a construção interrompida. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

MELLO, Mario Vieira. O conceito de uma educação da cultura – com referência ao estetismo e à criação de um espírito ético no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

MORIN, Edgard. Complexidade e transdiciplinaridade. Trad. Edgard de Assis Carvalho. Natal: Edufrn, 2000.

PESSANHA, José Américo. Filosofia e modernidade: racionalidade, imaginação e ética. In: Educação e Realidade, Porto Alegre: Ufrgs, Faculdade de Educação, v. 22, n.1, 1997.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.

SENETT, Richard. A cultura do novo capitalismo e a democracia. In: MORAES, Denis de. Combates e utopias. Rio de Janeiro: Record, 2004.

STENGERS, Isabelle. Quem tem medo da ciência? Ciências e Poderes. São Paulo: Siciliano, 1990.

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

Salles, F. C., & González, J. L. C. (2013). Desafios presentes na formação de professores. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (24). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.241

Edição

Seção

Dossiê