O ensino de pesquisa operacional e a utilização de software na elaboração de mapas conceituais: a perspectiva dos alunos

Autores

  • Joni de Almeida Amorim UNICAMP.
  • Takaashi Ohishi UNICAMP.
  • Carlos Machado UNICAMP.
  • Mauro Sérgio Miskulin UNICAMP.
  • Rosana Giaretta Sguerra Miskulin UNESP.

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.301

Resumo

Uma das atividades principais na aprendizagem eletrônica é o desenvolvimento de conteúdo. Este conteúdo pode ser de vários tipos: textos, sons, imagens, animações, vídeos, entre outros. Diante da necessidade de reutilização e compartilhamento de informação na forma de arquivos de diversos tipos por alunos e professores, torna-se relevante investigar novas formas de se aumentar a produtividade durante a autoria ao mesmo tempo em que se busca o favorecimento da aprendizagem. Entre os objetivos pedagógicos do aplicativo desenvolvido, destaca-se o fato deste permitir o trabalho com mapas conceituais, diagramas que buscam favorecer a aprendizagem significativa, a qual guarda forte relação com criatividade e inovação, temas de importância na Educação em Engenharia atual.

Biografia do Autor

Joni de Almeida Amorim, UNICAMP.

* Professor Universitário e Doutorando pela Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da UNICAMP. Pesquisador do tema Educação Mediada por Computador.
email: amorimja@yahoo.com

Takaashi Ohishi, UNICAMP.

Professor Doutor da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da UNICAMP. Pesquisador do tema Pesquisa Operacional.

Carlos Machado, UNICAMP.

Analista de Sistemas e Professor Universitário com Doutorado pela Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP. Pesquisador do tema Educação Mediada por Computador.

Mauro Sérgio Miskulin, UNICAMP.

Professor Doutor da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da UNICAMP. Pesquisador do tema Educação Mediada por Computador.

Rosana Giaretta Sguerra Miskulin, UNESP.

Professora Doutora do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP. Pesquisadora do tema Tecnologia na sala de aula e do tema Prática Pedagógica.

Referências

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Publicado

2013-06-17

Como Citar

Amorim, J. de A., Ohishi, T., Machado, C., Miskulin, M. S., & Miskulin, R. G. S. (2013). O ensino de pesquisa operacional e a utilização de software na elaboração de mapas conceituais: a perspectiva dos alunos. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (21). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.301

Edição

Seção

Dossiê