A interpretação do Brasil e do brasileiro e suas implicações no campo da educação

Autores

  • Adriana Kemp Maas Unijuí.

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i20.347

Resumo

Com base no entendimento de que a interpretação do Brasil e do brasileiro nos diferentes momentos da história do país, por diferentes autores, consolida arquétipos culturais que se refletem na ordem social e nos conceitos estruturantes da educação e do pensamento pedagógico, “demarcando” possibilidades de mudança do país, este texto constitui-se de uma análise dos textos Os Sertões, de Euclides da Cunha (1902), Urupês, de Monteiro Lobato (1914), e Formação do Brasil Contemporâneo, de Caio Prado Jr. (1942). Evidenciam-se aspectos em que as referidas obras assemelham-se e/ou contrariam-se no que tange à interpretação do Brasil e do brasileiro e, por fim, são apontadas e discutidas possíveis implicações dessas interpretações no campo da educação.

Biografia do Autor

Adriana Kemp Maas, Unijuí.

Mestranda em Educação nas Ciências – Unijuí.

Referências

CUNHA, Euclides da. Os Sertões: Campanha de Canudos. Edição crítica de Walnice Nogueira Galvão. São Paulo: Ática, 2000.

LOBATO, Monteiro. Contos (extraídos de Urupês). Organizado e introduzido por Myriam de Filippis. Curitiba: Pólo Editorial do Paraná, 1997.

MARQUES, Mário Osório. Aprendizagem na Mediação Social do Aprendido e da Docência. 2. Ed. Ijuí: Unijuí, 2000.

PRADO JR., Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. 23. ed. São Paulo: Brasiliense, 1999.

VENTURA, Roberto. Os Sertões: texto introdutório. In: SANTIAGO, Silviano (coordenação, seleção de livros e prefácio). Intérpretes do Brasil. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, v. 1, 2002.

Downloads

Publicado

2013-07-17

Como Citar

Maas, A. K. (2013). A interpretação do Brasil e do brasileiro e suas implicações no campo da educação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (20). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i20.347

Edição

Seção

Artigos