Considerações pedagógicas na abordagem transpessoal: passado e presente na educação

Autores

  • Regina Clare Monteiro UNESPAR

Resumo

O enfoque transpessoal, que chega a nós da Educação por intermétio da Psicologia, vem ganhando cada vez mais espaço na concepção de mundo e de vida. No Brasil, um número crescente de escolas oferece um ensino preocupado com a visão integral do ser humano (do aprendente), retomando clássicos da Pedagogia como Rousseau, Steiner, Montessori, Decroly, entre outros, atendendo a uma demanda de mercado extraordinariamente significativa. Entretanto, há raras publicações científicas ou acadêmicas, em nosso país, sobre Educação Transpessoal que possam fundamentar este fazer pedagógico. Este trabalho procura levantar alguns pontos de partida para que outros estudos auxiliem a estabelecer um caminho, teórico e prático, para este enfoque.

Biografia do Autor

Regina Clare Monteiro, UNESPAR

Doutora em Educação pela UNICAMP. Assessora Acadêmica
da UNIFAN. Professora do Programa de Mestrado em Educação da UNESPAR.

Referências

ALVES, Rubem. A gestação do futuro. Campinas: Papirus, l986.

BATESON, Gregory. Mind and Nature: a necessary unity. New York: Hampton, 2002.

_____. “Os homens são como a planta: a metáfora e o universo do processo mental”. In: LOVELOCK, James & MARGULIS, Lynn. Gaia: uma teoria do conhecimento. São Paulo: Gaia, 19989, p. 35-44.

BOHM, David. A totalidade e a ordem implicada. Uma nova percepção da realidade. São Paulo: Cultrix, 1992.

CREMA, Roberto. Introdução à visão holística: breve relato de viagem do velho ao novo paradigma. São Paulo: Summus, 1989.

DECROLY, Ovide. Coleção Os Pensadores. São Paulo:

KOESTLER, Arthur. O fantasma da máquina. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.

LANZ, Rudolf. A Pedagogia Waldorf. São Paulo: Cultrix, 1990.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação. São Paulo: Cortez, 1956.

MONTESSORI, Maria. A educação e a paz. Campinas: Papirus, 2003

_____. A mente absorvente. São Paulo: Nórdica, 1980.

PRIGOGINE, Ilya; STENGERS, Isabelle. Entre o tempo e a eternidade. Lisboa: Gradiva, 1990.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

SANFELICE, José Luís. Sala de aula: uma intervenção no real!. In: MORAES, Régis de (org.) Sala de aula, que espaço é esse? Campinas: Papirus, 1986, pp. 83-94.

STEINER, Rudolf. A arte da Educação. São Paulo: Antroposófica, 2003. v. 1 e 2.

_____. A educação da criança. São Paulo: Antroposófica, 1996.

TALBOT, Michel. O universo holográfico. 3.ed., São Paulo: Best Seller, 1991.

UNGER, Nancy M. O encantamento do humano - ecologia e espiritualidade. São Paulo: Loyola, 1990.

WEIL, Pierre. Holística: uma nova visão e abordagem do real. São Paulo, Palas Athena, 1990.

WILBER, Ken. O espectro da consciência. São Paulo: Cultrix, 1994.

Downloads

Publicado

2013-10-31

Como Citar

Monteiro, R. C. (2013). Considerações pedagógicas na abordagem transpessoal: passado e presente na educação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (18). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/482

Edição

Seção

Artigos