O ofício de ensinar: dos preceptores aos professores

Autores

  • Marisa Bittar UFSCAR
  • Amarilio Ferreira Junior Professores do Departamento de Educação da UFSCar e Doutores em História Social pela USP

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar, em linhas gerais, as origens históricas do ofício de professor, que, acompanha, tal como a história da própria educação, a passagem de formas restritas e domésticas para as públicas e universais. Na forma de ensaio, a idéia foi buscar os traços distintivos que caracterizam esta profissão, privilegiando questões como: origem social, formação e prática docente. A necessidade de usar um longo período histórico justificou-se não em função do seu detalhamento ou da pretensão de abrangência sistemática, mas, sobretudo, de tentar captar a relação existente entre as transformações impostas por determinadas épocas e o processo de evolução de um ofício privado para público.

Biografia do Autor

Marisa Bittar, UFSCAR

Professores do Departamento de Educação da UFSCar e Doutores em História Social pela USP

Amarilio Ferreira Junior, Professores do Departamento de Educação da UFSCar e Doutores em História Social pela USP

Professores do Departamento de Educação da UFSCar e Doutores em História Social pela USP

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Publicado

2013-11-11

Como Citar

Bittar, M., & Junior, A. F. (2013). O ofício de ensinar: dos preceptores aos professores. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (14). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/551

Edição

Seção

Dossiê