Uma reflexão sobre crenças relativas à aprendizagem matemática

Autores

  • José Luiz Magalhães de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i11.590

Resumo

O objetivo principal deste artigo é apresentar uma visão sobre algumas crenças intervenientes nas práticas pedagógicas de professores de matemática, tanto em nível de ensino fundamental e médio como no superior. Procuramos apresentar aquelas que julgamos mais freqüentes no ambiente escolar. Em nossa análise mostramos, com base em teorias modernas de aprendizagem e resultados de pesquisas, alguns prováveis equívocos, tanto do ponto de vista teórico quanto prático, que estariam permeando o trabalho quotidiano com essa disciplina. Com essa abordagem visamos sensibilizar pesquisadores e outros profissionais que trabalham com o aprendizado de Matemática para uma reflexão mais ampla e aprofundada concernente ao tema.

Biografia do Autor

José Luiz Magalhães de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Professor do Departamento de Matemática e do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2013-11-20

Como Citar

Freitas, J. L. M. de. (2013). Uma reflexão sobre crenças relativas à aprendizagem matemática. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (11). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i11.590

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Artigos