O Plano de Ações Articuladas: percepções e expectativas na gestão da educação municipal

Autores

  • Maria Couto Cunha UFBA
  • Jean Mário Araújo Costa Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido (CEEP Semiárido).
  • Rosemeire Baraúna Meira de Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Resumo

O artigo discute os desdobramentos das políticas educacionais no Brasil, relativos ao planejamento educacional, com a implantação do PAR, e a tentativa de materialização do regime de colaboração entre os entes federados na gestão da educação municipal. Em seguida, apresenta os resultados de uma pesquisa a respeito das percepções e expectativas das equipes gestoras municipais sobre os processos de implantação, metodologia, apoio técnico e financeiro decorrentes desse Plano e sobre as repercussões geradas na gestão da educação de quatro municípios do Estado da Bahia. As evidências sugerem alguns avanços alcançados com o PAR, principalmente na formação de profissionais da educação. Contudo não se constata, no estudo, a articulação desejada e necessária ao planejamento e execução das ações.

Biografia do Autor

Maria Couto Cunha, UFBA

Doutora em Educação. Professora Efetiva da Universidade
Federal da Bahia (UFBA).

Jean Mário Araújo Costa, Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido (CEEP Semiárido).

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-
Graduação da Educação da Universidade Federal da Bahia
(UFBA). Professor Efetivo do Centro Estadual de Educação
Profissional do Semiárido (CEEP Semiárido).

Rosemeire Baraúna Meira de Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação
em Educação da Universidade Federal da Bahia
(UFBA). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia Baiano.

Referências

ARRETCHE, Marta Teresa da Silva. Relações federativas nas políticas sociais. Educação e Sociedade, Campinas, SP, 23, (80), p. 25-48, set. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12922.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2012.

BRASIL. Decreto n. 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Brasília, 2007.

______. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, 5 out. 1988.

BRUNO, Lúcia. Poder e administração no capitalismo contemporâneo. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (Org.). Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação básica no Brasil. In: Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, set/2002.

______. Federalismo político e educacional. In: FERREIRA, N. S. C.; SCHLESENER, A. (Org.). Políticas públicas e gestão da educação: polêmicas, fundamentos e análises. Brasília, DF: Líber Livro, 2006.

GARCIA, Ronaldo Coutinho. A reorganização do processo de planejamento do Governo Federal: O PPA 2000-2003. Brasília: IPEA, maio de 2000.

MENDES, Durmeval Trigueiro. O planejamento educacional no Brasil. Rio de Janeiro, EDUERJ, 2000.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

RODDEN, Jonathan. Federalismo e descentralização em perspectiva comparada: sobre significados e medidas. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, (24), p. 9-27, jun., 2005.

SALERMO, Soraia Chafic El Kfouri. Administração escolar e educacional: planejamento, políticas e gestão. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

SAVIANI, Dermeval. O plano de desenvolvimento da Educação: análise do projeto do MEC. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_artext&pid=S010173302007000300027&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 29 abr. 2008.

SOUZA. Celina. Governos e Sociedades Locais em Contextos de Desigualdades e de Descentralização. Ciência e Saúde Coletiva, v. 7, n. 003. Associação Brasileira de Pós Graduação em Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, 2002, p. 413-429.

Downloads

Publicado

2013-05-31

Como Citar

Cunha, M. C., Costa, J. M. A., & Araújo, R. B. M. de. (2013). O Plano de Ações Articuladas: percepções e expectativas na gestão da educação municipal. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (34). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/63

Edição

Seção

Dossiê