Aprendizagem em Geografia no quarto ano do ensino fundamental: reflexões sobre a interdisciplinaridade

Autores

  • Jucimara Rojas UFMS
  • Sergina Santa Cruz da Costa de Oliveira
  • Care Cristiane Hammes

Resumo

A pesquisa abordou a interdisciplinaridade na construção do conhecimento geográfico: uma reflexão sobre a prática pedagógica no quarto ano do ensino fundamental. Apresentou como apoio de pesquisao Grupo de Pesquisa Fenomenologia, Formação, Linguagem Lúdica, Interdisciplinaridade em Pesquisa e Educação (FFLLIPE). A pesquisa trouxe como problemática a reflexão sobre a construção do conhecimento geográfico nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de uma prática pedagógica interdisciplinar no quarto ano de uma escola estadual de Maracaju, MS. O objetivo da investigação foi compreender a prática pedagógica geográfica com enfoque interdisciplinar. A experiência foi desenvolvida na Escola Estadual Manoel Ferreira de Lima, no ano de 2010. O processo de investigação apresentou uma abordagem qualitativa, observação das aulas e realização de entrevista, utilizando questões abertas, com a professora regente da sala. O referencial teórico apresentou como base de interlocução, autores como Callai (2003), Castrogiovanni, Callai e Kaercher (2003a e 2003b), Cortella (1998), Fazenda (1993, 2001), Freire (1999, 2003, 2002, 2005), Thiesen (2008) e outros. O aprofundamento teórico trouxe como reflexão a interdisciplinaridade e o ensino de Geografia. Os principais resultados evidenciam que as crianças podem aprender Geografia apresentando como ponto de partida e chegada o espaço vivido e concebido em sua totalidade. Para isso, diferentes práticas pedagógicas foram criadas para proporcionar a construção de um conhecimento vivo, integrado e significativo.

Biografia do Autor

Jucimara Rojas, UFMS

Professora do Programa de Doutorado e Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pós-Doutora em Formação, Desenvolvimento e Ludicidade pela Universidade de Aveiro (UA) - Portugal. Doutora em Educação pela PUC/SP. Mestre em Educação e Currículo pela PUC/SP.

Sergina Santa Cruz da Costa de Oliveira

Graduada pelo curso de Pedagogia da Unidade Universitária de Maracaju/UEMS.

Care Cristiane Hammes

Doutoranda em Educação pela UFMS. Mestre em educação pela UNISINOS. Professora do curso de Pedagogia da Unidade Universitária de Maracaju/UEMS.

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Publicado

2013-05-31

Como Citar

Rojas, J., Oliveira, S. S. C. da C. de, & Hammes, C. C. (2013). Aprendizagem em Geografia no quarto ano do ensino fundamental: reflexões sobre a interdisciplinaridade. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (32). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/73

Edição

Seção

Artigos