Interculturalidade, identidade e decolonialidade: ­desafios políticos e educacionais

Autores

  • Reinaldo Matias Fleuri Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.771

Resumo

A conceituação de interculturalidade tem sido importante para a implementação de políticas educacionais. Entretanto, constitui um campo complexo de debate entre múltiplas perspectivas que não podem ser reduzidas um esquema universal. Neste contexto, as lutas por justiça social e por construir sociedade plural, democrática, requerem a compreensão dos fundamentos epistemológicos da sociedade moderno-colonial, bem como a problematização dos processos de subalternização e racialização inerentes à constituição do sistema-mundo atual. Estudos recentes, referenciados neste artigo, problematizam o modelo político de Estado-Nação e estudam suas implicações na vida e na políticas dos povos indígenas na América Latina, considerando que o reconhecimento dos povos originários como sujeitos de sua história implica em rever criticamente o imaginário produzido no processo colonizatório sustentado pelas culturas hegemônicas globalizadas. A desconstrução da matriz colonial do poder implica em desarmar o dispositivo de “raça”, que vem sendo historicamente acionado para a distribuição, dominação e exploração da população mundial no contexto capitalista-global do trabalho. E do ponto de vista do saber, torna-se necessária uma ressignificação epistemológica do conhecimento, que desconstrua o pressuposto moderno colonial da “universalidade” das “ciências” e considere as complexidades e as ambivalências produzidas no encontro entre os diferentes saberes e culturas.

Palavras-chave: Interculturalidade. Decolonialidade. Indígenas.

Biografia do Autor

Reinaldo Matias Fleuri, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/CNPq, FC/CAPES).

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Publicado

2014-07-01

Como Citar

Fleuri, R. M. (2014). Interculturalidade, identidade e decolonialidade: ­desafios políticos e educacionais. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (37), p. 89–106. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.771

Edição

Seção

Dossiê