Direitos humanos e educação intercultural: as fronteiras da exclusão e as minorias sub-representadas – os indígenas no ensino superior

Autores

  • Antonio H. Aguilera Urquiza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.774

Resumo

Pretendemos neste texto traçar algumas reflexões acerca da temática da diversidade e sua interface com a educação intercultural, a partir dos direitos das minorias sub-representadas, neste caso, os indígenas. Para isso, optamos como referência autores do campo teórico conhecido como Estudos Culturais, assim como dos Estudos Pós-coloniais: Bhabha, Canclini, Stuart Hall, Grosfoguel e Dussel, mas também autores brasileiros, como Paulo Freire, Silva e Candau. A partir destes referenciais tomamos por base empírica a realidade dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul, em particular a situação dos estudantes indígenas nas Instituições de Ensino Superior do estado, as relações de saberes e os direitos básicos destas sociedades. Basicamente trata-se de estudo teórico, tendo por base experiências no trabalho com povos indígenas, o acesso e permanência na Universidade como um direito à diversidade cultural.

Palavras-chave: Interculturalidade. Direitos humanos. Saberes indígenas.

Biografia do Autor

Antonio H. Aguilera Urquiza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS

Doutor em Antropologia. Professor da UFMS e da Pós-Graduação em Antropologia Sociocultural (PPGAnt) da UFGD. Professor colaborador do PPGEDU da UCDB.

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Publicado

2014-07-01

Como Citar

Urquiza, A. H. A. (2014). Direitos humanos e educação intercultural: as fronteiras da exclusão e as minorias sub-representadas – os indígenas no ensino superior. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (37), p. 141–154. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.774

Edição

Seção

Dossiê