O papel expansionista da escola contemporânea

Kamila Lockmann

Resumo


Muitos estudos, apoiados nas postulações de Vincent, Lahire e Thin (2001) têm demostrando o quanto projetos socieoeducativos, que acontecem fora da escola, carregam uma forma escolar; movimento este denominado pedagogização do social. Por outro lado, autores como Smeyers e Depaepe (2008) tem apontado que vivemos na contemporaneidade o fenômeno da educacionalização do social, o qual convoca a Educação como instância de solução para uma variedade de problemas sociais. A partir da análise de um conjunto de documentos sobre as Políticas de Assistência Social no Brasil e de entrevistas com diretores de escolas municipais de uma cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, pretendeu-se analisar os efeitos que tais fenômenos vêm produzindo na escola contemporânea. Um destes efeitos refere-se ao alargamento das funções da escola ou o que denominei o papel expansionista da escola contemporânea, o qual trata de apontar a multidimensionalidade de funções atribuídas a esta instituição no contexto contemporâneo.

Palavras-chave: Políticas de Assistência Social; Educação; escola contemporânea.

 


Palavras-chave


Políticas de Assistência Social; Educação; escola contemporânea

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DOI: http://dx.doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(09)

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ISSN online: 2318-1982 
ISSN impresso: 1414-5138 (até n.34, jul./dez.2012)

 

 


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