O papel expansionista da escola contemporânea

Autores

  • Kamila Lockmann Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(09)

Palavras-chave:

Políticas de Assistência Social, Educação, escola contemporânea

Resumo

Muitos estudos, apoiados nas postulações de Vincent, Lahire e Thin (2001) têm demostrando o quanto projetos socieoeducativos, que acontecem fora da escola, carregam uma forma escolar; movimento este denominado pedagogização do social. Por outro lado, autores como Smeyers e Depaepe (2008) tem apontado que vivemos na contemporaneidade o fenômeno da educacionalização do social, o qual convoca a Educação como instância de solução para uma variedade de problemas sociais. A partir da análise de um conjunto de documentos sobre as Políticas de Assistência Social no Brasil e de entrevistas com diretores de escolas municipais de uma cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, pretendeu-se analisar os efeitos que tais fenômenos vêm produzindo na escola contemporânea. Um destes efeitos refere-se ao alargamento das funções da escola ou o que denominei o papel expansionista da escola contemporânea, o qual trata de apontar a multidimensionalidade de funções atribuídas a esta instituição no contexto contemporâneo.

Palavras-chave: Políticas de Assistência Social; Educação; escola contemporânea.

 

Biografia do Autor

Kamila Lockmann, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Adjunta do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade federal do Rio Grande - FURG. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

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Publicado

2016-09-12

Como Citar

Lockmann, K. (2016). O papel expansionista da escola contemporânea. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 21(43), 161–178. https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(09)

Edição

Seção

Dossiê