A escola isolada: contribuições e processos de escolarização em Novo Hamburgo, RS (1940-1952)

Autores

  • José Edimar de Souza UCS - Universidade de Caxias do Sul Campus-Sede: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 CEP 95070-560 - Caxias do Sul Fone: +55 54 3218-2100 http://orcid.org/0000-0003-1104-9347

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1131

Palavras-chave:

Escola Isolada. Memórias. Ensino Rural.

Resumo

Objetivo é analisar como a escola isolada contribuiu para os processos de escolarização em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, a partir de memórias de professores e alunos de duas escolas isoladas, do bairro Lomba Grande. Os aportes teóricos sustentam-se na história cultural a partir de Roger Chartier e Escolano Benito, bem como se vale da metodologia da história oral. Ao reconstruir o cotidiano das aulas nessa região rural, a partir da análise das memórias foi possível compreender um significativo percurso da história do ensino pública municipal rural desse município. Nesse sentido, a forma de acesso a escolarização formal, entre 1940-1952, deu-se prioritariamente em escolas isoladas. A presença de escola neste lugar cumpriu seu propósito de ensinar ler, escrever, contar, além de colaborar para imprimir valores e nesses sujeitos. Estes aspectos, analisados coletivamente, sugerem a constituição de identidades de pertencimento evidenciada nas memórias sobre culturas escolares.

Biografia do Autor

José Edimar de Souza, UCS - Universidade de Caxias do Sul Campus-Sede: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 CEP 95070-560 - Caxias do Sul Fone: +55 54 3218-2100

Graduado em História e Pedagogia

Mestre, Doutor e Pós-doutor em Educação pela UNISINOS

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul

Vice-líder do GRUPHEIM

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Publicado

2019-04-10

Como Citar

Souza, J. E. de. (2019). A escola isolada: contribuições e processos de escolarização em Novo Hamburgo, RS (1940-1952). Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 24(50), 219–238. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1131

Edição

Seção

Artigos