Sapo Campus – uma ferramenta colaborativa em contexto de formação contínua de professores em tecnologias digitais

Autores

  • Rogério Augusto Barros Direção Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira - Divisão de Investigação e Multimédia http://orcid.org/0000-0003-3647-1886
  • Vasco Alexandre Cunha Direção de Serviços de Investigação, Formação e Inovação Educacional da Direção Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira (RAM) http://orcid.org/0000-0001-6111-2258

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1171

Palavras-chave:

formação contínua, Sapo Campus, ensino e aprendizagem

Resumo

A capacidade em usar as tecnologias digitais emerge atualmente como uma componente fundamental na área educativa, notando-se um crescente interesse na implementação e desenvolvimento de ações de formação contínua a docentes no domínio das tecnologias de informação e comunicação. Nessa linha, há um reconhecimento pela comunidade educativa na necessidade de implementação e definição de estratégias para o uso de tecnologias, por constituírem ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento do processo educativo, permitindo, genericamente, interpretar, armazenar, produzir e transmitir informação. Nesse sentido, o presente artigo aborda os contornos concetuais e metodológicos de uma ação de formação a docentes, a partir da Direção Regional de Educação da Madeira, sobre uma ferramenta tecnológica colaborativa especialmente indicada para contextos educativos – o Sapo Campus. Para além dessa componente, integrou-se na plataforma Sapo Campus a exploração de outras ferramentas e materiais pedagógicos apoiados no uso de tecnologias digitais, com potencial para serem utilizadas em contexto escolar na construção de trabalhos multimédia para a comunidade educativa. A ação de formação foi orientada por dois formadores e desenvolvida por quinze docentes de diversas áreas de ensino, tendo-se obtido, a partir de um inquérito por questionário, uma avaliação muito positiva, tanto no que concerne aos conceitos abordados configurados na utilização da plataforma, como relativamente à metodologia adotada para o desenvolvimento da atividade formativa.

Biografia do Autor

Rogério Augusto Barros, Direção Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira - Divisão de Investigação e Multimédia

Rogério Augusto Teixeira Barros é professor de Matemática e Ciências Naturais II ciclo do ensino básico. Em 1999 concluiu a licenciatura em ensino (Matemática e Ciências Naturais) pela Escola Superior de Educação Piaget Piaget/Nordeste. Em 2013 concluiu o mestrado em Gestão Cultural na Universidade da Madeira. Em 2017 concluiu o doutoramento em Multimédia em Educação na Universidade de Aveiro. Tem trabalhos publicados em revistas científicas internacionais e diversas comunicações em seminários e congressos relacionados com as questões educativas. Tem desenvolvido ações de formação a docentes no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação. Atualmente coordena projetos educativos na Divisão de Investigação e Multimédia da Direção Regional de Educação da Madeira e desempenha funções técnico pedagógicas na mesma instituição.

Vasco Alexandre Cunha, Direção de Serviços de Investigação, Formação e Inovação Educacional da Direção Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira (RAM)

Vasco Cunha, terminou a licenciatura em Professores do Ensino Básico, variante Matemática e Ciências da Natureza em 2003, no Instituto Politécnico de Bragança. Em 2007 concluiu uma Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Instituto Superior de Línguas e Administração de Santarém. Posteriormente em 2009 concluiu um MBA em Organização e Gestão Escolar na Universidade Autónoma de Lisboa. Terminou, em 2012 o Mestrado em Ciências da Educação, especialização Informática Educacional pela Universidade Católica Portuguesa em Lisboa e em 2013 concluiu o Mestrado em Administração Pública, especialização Administração da Educação pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Desde 2009 desenvolve a sua atividade profissional com funções técnico-pedagógicas na Direção de Serviços de Investigação, Formação e Inovação Educacional da Direção Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira (RAM) e similarmente como formador na área das Tecnologias Educativas e Audiovisuais na mesma Instituição. 

Tem também desempenhado funções de consultadoria pedagógica e atualmente é coordenador do “Programa Educamedia” e faz parte da equipa de desenvolvimento das atividades TIC nas escolas da RAM. 

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Arquivos adicionais

Publicado

2019-04-10

Como Citar

Barros, R. A., & Cunha, V. A. (2019). Sapo Campus – uma ferramenta colaborativa em contexto de formação contínua de professores em tecnologias digitais. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 24(50), 19–40. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1171

Edição

Seção

Artigos