Bioexpressão: uma proposta de formação integral dos alunos do curso de Pedagogia

Autores

  • Lucia Helena Pena Pereira Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Cíntia Lúcia Lima Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Resumo

Este trabalho apresenta a síntese de pesquisa de Mestrado que teve por objetivo geral analisar a Bioexpressão como possibilidade de formação integral dos graduandos do Curso de Pedagogia de uma universidade federal mineira. A Bioexpressão é um conjunto de conhecimentos teórico-vivenciais que visa à compreensão de si e das dificuldades de expressão própria que dificultam a vida, o exercício profissional e as inter-relações, considerando o desenvolvimento do ser em sua integralidade, o que abarca as dimensões cognitiva, afetiva, corporal, social e espiritual. O trabalho tem sua base nas teorias de Wilhelm Reich e seus continuadores – Alexander Lowen, Stanley Keleman e David Boadella. As atividades bioexpressivas se mostram como possibilidades de estimular o autoconhecimento do profissional em formação, seu olhar para o outro e seu entorno, gerando reflexões e propostas de novas formas de atuação.

Palavras-chave: Bioexpressão. Formação integral. Curso de Pedagogia.

Biografia do Autor

Lucia Helena Pena Pereira, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Profa. Doutora do Departamento das Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEDU), da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Cíntia Lúcia Lima, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Mestra em Educação pela UFSJ. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

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Publicado

2013-12-17

Como Citar

Pereira, L. H. P., & Lima, C. L. (2013). Bioexpressão: uma proposta de formação integral dos alunos do curso de Pedagogia. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (36). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/706

Edição

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Artigos