Desafios interdisciplinares na formação docente: questões teóricas e práticas

Autores

  • Lucio Jorge Hammes Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Jaime José Zitkoski Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Luiz Carlos Bombassaro Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.976

Palavras-chave:

formação docente, intersubjetividade, interdisciplinaridade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relacionar a qualificação acadêmica com a experiência prática dos profissionais da educação. Discute questões relacionadas à interdisciplinaridade, destacando sua fundamentação filosófica, a prática educativa e os princípios éticos. A metodologia baseia-se na pesquisa qualitativa, que utilizou a abordagem da pesquisa documental, aprofundada com depoimentos de alguns dos participantes da formação docente analisada nesta pesquisa. Os dados são analisados com autores e leituras de outras pesquisas que tratam da mesma temática. A pesquisa evidencia o propósito de superar, nos espaços acadêmicos analisados, a lógica disciplinar e fragmentadora do conhecimento, indicando desafios para repensar a formação de professores numa perspectiva interdisciplinar, com a atitude e a sabedoria do diálogo, da troca de saberes e experiências, buscando o entendimento. Dessa forma, sugere-se passar do paradigma disciplinar para o interdisciplinar, tendo a intersubjetividade como fundamento ético-antropológico para a efetivação de uma proposta interdisciplinar, tanto de investigação quanto de formação.

Biografia do Autor

Lucio Jorge Hammes, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutor em Educação. Professor dos cursos de licenciatura e do mestrado em Educação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). E-mail: luciohammes@unipampa.edu.br

Jaime José Zitkoski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Educação. Professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos cursos de licenciaturas e na Pós-Graduação em Educação. E-mail: 00086365@ufrgs.br

Luiz Carlos Bombassaro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Filosofia. Professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: luiz.bombassaro@ufrgs.br

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Publicado

2017-07-28

Como Citar

Hammes, L. J., Zitkoski, J. J., & Bombassaro, L. C. (2017). Desafios interdisciplinares na formação docente: questões teóricas e práticas. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(45), 59–77. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.976

Edição

Seção

Artigos