Olhar ecológico e percepções dos jovens sobre lugar, fatores de risco e proteção social

Autores

  • Vitor Pedroso Brasil
  • Narjara Mendes Garcia
  • Elen Machado Tavares

DOI:

https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(09)

Palavras-chave:

Jovem, lugar, educação ambiental.

Resumo

O lugar é um contexto de vida complexo e sistêmico. É através da percepção sobre o lugar que são compreensíveis as vivências, experiências, relações e aprendizagens construídas pelo sujeito no/com o contexto. O presente estudo tem como proposta apresentar as percepções de jovens sobre o lugar em que se inserem. Para isto foram escolhidos como participantes jovens integrantes do Programa Jovem Aprendiz, realizado em uma escola técnica no sul do país. A coleta de dados foi realizada através de grupo focal e do registro reflexivo a respeito do lugar, na análise dos dados, foram seguidos os passos da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Os resultados apontaram percepções sobre os significados, sentimentos e experiências na relação com os outros sujeitos e com os contextos de vida. Os significados atribuídos revelaram um olhar crítico sobre o lugar vivido e o pensado, os fatores de risco e de proteção social, o sentimento de pertencimento e o reconhecimento da importância do lugar para a constituição do sujeito. Os relatos dos jovens demonstram um olhar ecológico sobre os lugares em que se inserem e a possibilidade de uma formação ambiental que considere a leitura de mundo desses sujeitos.

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Publicado

2016-07-26

Como Citar

Brasil, V. P., Garcia, N. M., & Tavares, E. M. (2016). Olhar ecológico e percepções dos jovens sobre lugar, fatores de risco e proteção social. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 21(42), 147–166. https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(09)

Edição

Seção

Artigos