Estado & Igreja na implantação da República Gaúcha: a educação como base de um acordo de apoio mútuo

Autores

  • Jaime Giolo

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.214

Resumo

O presente texto discute a implantação da República no Rio Grande do Sul, sob o ponto de vista do en­trelaçamento de interesses que possibilitou o acordo de apoio mútuo entre o Estado republicano e a Igreja Católica, especialmente no que se refere às realizações educacionais. Há determinantes ­conjunturais e estruturais que possibilitaram essa parceria entre o poder político-administrativo, declaradamente ori­en­tado pela filosofia política de Augusto Comte, e a Igreja Católica, no momento, profundamente engaja­da no com­bate às teses laicas e aos movimentos seculares. Em primeiro lugar, Igreja e o Estado mantinham a mes­ma perspectiva de classe. Tanto o positivismo quanto o catolicismo do final do século XIX constituíram for­mas de racionalização da estrutura social capitalista. Há, também, significativos pontos de contato entre po­sitivismo e catolicismo no que se refere às suas formulações sociológicas e morais. As questões ­urgentes, entretanto, eram jogadas no terreno prático e, nesse campo, não havia razões para hostilidades. Em termos educacionais, a ação conjugada do Estado e da Igreja produziu o efeito típico da sociedade de classes: duas redes de ensino. A pública, exclusivamente primária, voltada para as classes populares, formando trabalhadores; a particular, indo do primário ao nível superior, destinada às elites, formando os quadros do poder.

Biografia do Autor

Jaime Giolo

Professor da Universidade de Passo Fundo, doutor em História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo, pesquisador do NUPEFE (Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação da Universidade de Passo Fundo).

Ex-Coordenador Geral de Estatísticas da Educação Superior

e Ex-Coordenador Geral de Avaliação Institucional e dos Cursos de Graduação do INEP/MEC.

Referências

A FEDERAÇÃO. Editorial, 27/11/1889.

BASBAUM, Leôncio. História sincera da República.: das origens a 1889. 5. ed. São Paulo: Alfa-Omega, 1986. (v. 1)

BECKER, D. João. Discurso proferido por ocasião das solenidades cívicas promovidas pelo “Centro Republicano Júlio de Castilhos”, coadjuvado pelo “Centro Acadêmico de Direito”, em homenagem ao 30o Aniversário da proclamação da República brasileira. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1919.

CASTILHOS, Júlio de. Carta à Devoção do Menino Deus. In: ROSA, Othelo. Júlio de Castilhos (perfil biográfico e escritos políticos). Porto Alegre: Globo, 1930.

DAMIÃO, Eugênio. Histórico da Província do Brasil Meridional (1900-1950). Porto Alegre: Tip. Champagnat, 1950.

DE BONI, Luis A. O catolicismo da imigração: do triunfo à crise. In: DACANAL, José Hildebrando (Org.). RS: imigração & colonização. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1980.

FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. 6. ed. Porto Alegre: Globo, 1984.

FRAGOSO, Hugo. A Igreja na formação do Estado liberal. In: BEOZZO, José Oscar (Coord.). História da Igreja no Brasil - Tomo II/2. Petrópolis: Vozes, 1980.

FRANCO, Sérgio da Costa. O sentido histórico da revolução de 1893. In: BARRETO, Abeillard et al. Fundamentos da cultura rio-grandense. Porto Alegre: Faculdade de Filosofia/Universidade do Rio Grande do Sul, 1962.

LOVE, Joseph L. O regionalismo gaúcho. São Paulo: Perspectiva, 1975.

MEIER, Johannes. As ordens e as congregações religiosas na América Latina. In: DUSSEL, Enrique (Org.). 500 anos de história da Igreja na América Latina. São Paulo: Paulinas, 1992.

MICELI, Sergio. A elite eclesiástica brasileira. Rio de Janeiro: Bertrand, 1988.

PICCOLO, Helga I. L. Vida política no século 19. 2. ed. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1992.

RIBEIRO JÚNIOR, João. O que é positivismo. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

RIO GRANDE DO SUL. Constituição política do estado do Rio Grande do Sul, de 14 de julho de 1891. In: CONSTITUIÇÕES SUL-RIOGRANDENSES. Porto Alegre: Imprensa Oficial, 1963.

ROCHE, Jean. A colonização alemã e o Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Globo, 1969. (v. 2).

VARGAS, Getúlio. Mensagem à Assembléia dos Representantes, 20/9/1929.

WILLEMS, Emílio. A aculturação dos alemães no Brasil. 2. ed. São Paulo: Nacional; Brasília: INL, 1980.

ZAGONEL, Carlos Albino. Igreja e imigração italiana. Porto Alegre: EST/Sulina, 1975.

Downloads

Publicado

2013-06-07

Como Citar

Giolo, J. (2013). Estado & Igreja na implantação da República Gaúcha: a educação como base de um acordo de apoio mútuo. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (27). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.214

Edição

Seção

Artigos