Formação de professores de matemática: um estudo a partir da revista Nova Escola

Autores

  • Claudio José de Oliveira Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
  • Beatriz Terezinha Daudt Fischer Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Resumo

Examinar a revista Nova Escola entendendo-a como um dispositivo de formação de professores, eis o foco central deste estudo, situado no terreno das discussões que examinam relações de poder e a produção de significados para o exercício da docência em Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir da análise das edições publicadas entre 1997 e 2005, a pesquisa busca também identificar possíveis marcas que permitiam situar o periódico como objeto cultural, instituidor de práticas e posturas político-pedagógicas entre o professorado brasileiro. Na perspectiva de Foucault, são utilizados os conceitos prática (incluindo os discursos) e relações de poder – os quais compõem as principais coordenadas teóricas da pesquisa.

Biografia do Autor

Claudio José de Oliveira, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Doutor em Educação. Professor pesquisador no Departamento
de Educação e no Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Beatriz Terezinha Daudt Fischer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Doutora em Educação. Professora pesquisadora no Programa
de Pós-Graduação em Educação da Universidade
do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

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Publicado

2013-06-03

Como Citar

Oliveira, C. J. de, & Fischer, B. T. D. (2013). Formação de professores de matemática: um estudo a partir da revista Nova Escola. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (34). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/104

Edição

Seção

Artigos