O processo de interiorização da educação superior pública: particularidades da política sul-mato-grossense

Autores

  • Valter Acássio de Mello UFGD
  • Giselle Cristina Martins Real UFGD

Resumo

Busca-se analisar o processo de interiorização das universidades públicas em Mato Grosso do Sul com vistas a explicitar suas especificidades. Os procedimentos de pesquisa consistiram em estudos bibliográficos e análise documental. Observou-se que o processo de implementação das três universidades públicas localizadas no estado está associado a processo de interiorização caracterizado ainda pela interiorização da interiorização. Dos 78 municípios existentes, há em 18 a presença de universidade pública, sendo que em nove desses municípios há a presença concomitante de duas universidades públicas, que revelam um movimento irregular e fragmentado em sua periodicidade histórica e nos aspectos de sua irradiação geográfica, carecendo de uma maior interação entre as políticas públicas nacionais e loco-regionais na oferta de educação superior.

Biografia do Autor

Valter Acássio de Mello, UFGD

Mestrando em Educarão (UFGD).

Giselle Cristina Martins Real, UFGD

Doutora em Educação (USP); Professora da UFGD.

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Publicado

2013-06-05

Como Citar

Mello, V. A. de, & Real, G. C. M. (2013). O processo de interiorização da educação superior pública: particularidades da política sul-mato-grossense. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (28). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/162

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Artigos