A aprendizagem da docência: um estudo focalizando professoras de séries iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Célia Regina de Carvalho UFMS, Campus de Naviraí, MS
  • Josefa A. G. Grigoli UCDB

Resumo

O presente artigo resulta de um estudo sobre o processo de aquisição de saberes profissionais no exercício da docência realizado com professoras de séries iniciais do ensino fundamental procurando investigar como acontece a aprendizagem da docência durante o exercício da profissão e identificar como a escola contribui para o processo de aquisição de saberes profissionais. Para a coleta de dados utilizou-se questio­nário semiestruturado, grupo focal e entrevista semiestruturada. O estudo demonstrou que a aprendizagem da docência envolveu a aquisição de saberes por meio da própria experiência em detrimento daqueles adquiridos com a colaboração de professores mais experientes em cursos de formação inicial e continuada ou pela troca de experiências, apontando para uma supervalorização da própria experiência.

Biografia do Autor

Célia Regina de Carvalho, UFMS, Campus de Naviraí, MS

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Professora Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Naviraí, MS.

Josefa A. G. Grigoli, UCDB

Professora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco.

Referências

BORGES, C, M. F. Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa. Educação & Sociedade, ano XXII, n. 74, abr. 2001.

______. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. São Paulo: JM Editora, 2004. 320p.

CANÁRIO, R. A escola: o lugar onde os professores aprendem. Psicologia da Educação, São Paulo, p. 9-27, 1998.

GARCÌA, C. M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, Antonio (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p 53-76.

GAUTHIER, C (org.). Por uma teoria da Pedagogia. Ijuí-RS: Unijuí, 1998.

GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, S. G.; GEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 129-150.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional. Formar-se para a mudança e a incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 119 p.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

______. Formação de professores. Portugal: Porto Editora, 1999. 272 p.

______. Professor se forma na escola. Nova Escola, São Paulo: Abril Cultural, n. 142, maio 2001.

PACHECO, J. A; FLORES, M. A. Formação e avaliação de professores. Portugal: Porto Editora, 1999. 221p.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-79.

______. De professores, pesquisa e didática. São Paulo: Papirus, 2002. 144 p.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores em face do saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, n. 4, 1991.

Downloads

Publicado

2013-06-05

Como Citar

Carvalho, C. R. de, & Grigoli, J. A. G. (2013). A aprendizagem da docência: um estudo focalizando professoras de séries iniciais do ensino fundamental. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (28). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/169

Edição

Seção

Artigos