Contextos educativos, formação e saberes docentes

Autores

  • José Licinio Backes UCDB
  • Ruth Pavan UCDB

Resumo

Neste número, o Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco, Série-Estudos, apresenta quinze artigos sobre temas inerentes aos contextos educativos, formação e saberes docentes.

A seção Ponto de Vista, com o texto El derecho a la educacion em la agenda publica, da autora Ingrid Sverdlick, traz uma importante análise sobre a necessidade de garantir o direito público à educação, chamando a atenção para as armadilhas de alguns discursos marcadamente mercadológicos que também se pretendem como inseridos na esfera dos direitos. A autora enfatiza que para garantir o direito público à educação é imprescindível priorizar o aspecto político, em vez do econômico e tecnocrático.A Seção Artigos é formada por quatorze textos e é subdividida em quatro subseções. Inicia-se com sete artigos relacionados ao contexto da educação básica, problematizando algumas de suas dimensões mais significativas como gestão, currículo, qualidade, inclusão, relação professor-aluno e produção de saberes docentes. O primeiro, de autoria de Ademar de Lima Carvalho, A qualidade na educação: uma exigência possível, argumenta que o ato educativo de qualidade é aquele que produz um sujeito capaz de compreender criticamente o mundo. O segundo artigo, de autoria de Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos, intitulado A gestão da educação, regulação social e parcerias público-privadas, analisa os resultados dos estudos e pesquisas realizadas no Observatório de Gestão Escolar Democrática da Universidade Federal do Pará, no período de 2005 até os dias atuais e salienta de que forma o governo foi incorporando formas de gestão das empresas privadas. O terceiro artigo, de autoria de Catarina André Hand e Vicente de Paula Almeida Junior, Caderno do gestor”, “caderno do professor” e “caderno do aluno”: considerações sobre o currículo oficial do Estado de São Paulo, mostra como o currículo oficial do Estado de São Paulo norteia-se nos princípios gerenciais e administrativos no trabalho com a educação e transfere a responsabilidade que era do Estado para a escola e a sua comunidade. Herivelto Moreira, no quarto texto, intitulado Saberes docentes: natureza, aquisição e uso no contexto da sala de aula, analisa os saberes valorizados pelos professores do ensino médio, destacando que o saber cientifico é o mais valorizado, juntamente com o saber da experiência, saber mais utilizado pelos professores. Carla Helena Fernandes e Guilherme do Val Toledo Prado, autores do quinto artigo, Sentidos de autoria do fazer e saber docente: trama de fios e diálogos na escola, analisam os saberes construídos e desconstruídos pelos professores de uma escola pública municipal na sua prática docente, especificamente os relativos às Assembléias de Classe. O sexto artigo, de autoria de Maria Izete de Oliveira, Inclusão da criança de seis anos de idade no Ensino Fundamental: uma reflexão necessária, discute a implementação da política de inclusão da criança de seis anos na escola com a preocupação que esta ocorra com qualidade, entendida pela autora como educação diferenciada, isto é, que prioriza o lúdico e a interação social. Finalizando essa subseção, o sétimo texto, de autoria de Flavinês Rebolo, Eliete Jussara Nogueira e Maria Lucia de Amorim Soares, As entrelinhas da relação professor-aluno: notas para se pensar o bem estar e o mal estar docente na contemporaneidade, analisa as especificidades da relação professor-aluno e a necessidade de reforçar a identidade pessoal e profissional e minimizar o mal-estar docente, que atinge grande número de professores.

A segunda subseção é formada por três artigos que versam sobre a educação em grupos específicos. O primeiro, de autoria de Neimar Machado de Sousa, Amarílio Ferreira Junior e Antônio Jaco Brand, Soldados da fé: missão e escola entre os índios Itatim, trata da educação jesuítica imposta aos índios num período da colonização (1631-1656), marcada pela intolerância e perda de território. Marta Regina Brostolin, Simone de Figueiredo Cruz e Fernando Azambuja de Almeida, no segundo texto, O contexto escolar Terena na perspectiva dos professores e a construção de uma educação diferenciada, mostram a experiência dos professores da escola Alexina Rosa Figueiredo, da Aldeia Buriti, Mato Grosso do Sul, para a construção de uma escola indígena, principalmente em relação ao material didático na língua terena e portuguesa e o uso dos saberes locais. O terceiro e último artigo dessa subseção, de autoria de Vania Regina Boschetti, Relação entre o espaço, os movimentos sociais e a educação, problematiza as desigualdades sociais, a violência e a segregação no espaço urbano, e estabelece relações com a educação e os movimentos sociais.

 

A terceira subseção é formada por dois artigos sobre formação docente. Yara Pires Gonçalves, Formação de professores no exercício da docência, analisa a docência de bacharéis de Serviço Social e mostra que o saber profissional é fundamental para o exercício da docência e que esses profissionais aprendem a ensinar na prática. O artigo de Bruna Luise da Silva Sant’Ana e Daniela Barro Freire Andrade, O que mudar na educação?: representações sociais de alunos de Pedagogia analisadas ao longo da formação inicial, analisa a formação inicial e salienta a tensão vivida pelos acadêmicos de Pedagogia entre o engajamento individual, a queixa imobilizadora e a atitude de luta pelas mudanças na educação.

 

A última subseção também é formada por dois artigos: o de Célia Maria Guimarães et alii, Análise da produção do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP – Presidente Prudente - SP (2001 – 2006), investiga a produção científica do desse Programa, por meio da análise das Dissertações de Mestrado defendidas no período 2001-2006. O artigo de Rodrigo Pelloso Gelamo, Notas para a compreensão da constituição do sujeito em Freud, analisa a obra Esboço de Psicanálise, de Freud, com o intuito de compreender a constituição do sujeito psíquico.

Este número conta, ainda, com a Resenha elaborada por Enio Freire de Paula, do livro Ensinar e aprender matemática, de autoria de Luis Carlos Pais, publicado pela editora Autêntica.

Com mais este número trazido ao público, a Série-Estudos reafirma seu compromisso com a publicação científica de artigos da área da educação que contribuam para o debate democrático nos diferentes espaços/tempos educativos e com a consolidação de um campo de saber/poder preocupado com os desafios educacionais dos nossos tempos.

José Licínio Backes e Ruth Pavan
(pelo Conselho Editorial da Série-Estudos)

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Publicado

2013-06-05

Como Citar

Backes, J. L., & Pavan, R. (2013). Contextos educativos, formação e saberes docentes. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (29). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/176

Edição

Seção

Editorial