Desafios epistemológicos emergentes na relação intercultural

Autores

  • Reinaldo Matias Fleuri UFSC

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.181

Resumo

A partir de um diálogo com intelectuais orgânicos Kaiowá-Guarani, Mbyá Guarani, Boe-Bororo e Terena (Brasil), busca-se entender os limiares epistemológicos da relação intercultural dos povos nativos com a sociedade brasileira. No entendimento da relação entre os seres humanos e a natureza, confronta-se a visão mítica de mãe-natureza com visão capitalista de terra-propriedade, o cuidado para com o ambiente opõe-se à prática econômica de exploração para o mercado. Já a organização social, para os aborígines, constitui-se preponderantemente pela cooperação e diálogo, ao contrário das formas bipolares de oposição partidária adotadas pela organização do Estado moderno. Entre os campos de mediação, encontram-se as histórias de vida, a linguagem, a escola, a economia, a religião. São campos profundamente conflituosos que sustentam processos de interações interculturais paradoxais e geralmente trágicos. Coloca-se o desafio “dialógico” de se compreender a diversidade de lógicas constituídas pelas diferentes culturas de modo que suas diferenças, na relação, não sejam anuladas, mas constituam campos de ambivalências potencializadores de saltos lógicos que tornem possível a compreensão dos paradoxos e o enfrentamento das situações-limites interculturais.

Biografia do Autor

Reinaldo Matias Fleuri, UFSC

Professor Titular no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Coordenador do Núcleo Mover “Educação intercultural e movimentos sociais” (www.mover.ufsc.br ). P residente da Association
Internationale pour la Recherche Interculturelle (ARIC).

Referências

BATESON, Gregory. Mente e Natureza. A unidade necessária. [Mind and Nature: a necessary unity]. Trad. bras. Claudia Gerpe. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986 [1979]. (Trad. ital. 1984).

______. Verso un’ecologia della mente. [Steps to an Ecology of Mind]. Trad. ital. Giuseppe Longo. Milano: Adelphi, 1976 [1972].

______. Una Sacra unità. Altri passi verso un’ecologia della mente. [A sacred unity. Further steps to na ecology of mind]. Trad. ital. Giuseppe Longo. Milano: Adelphi, 1997 [1991].

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 3.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

Downloads

Publicado

2013-06-05

Como Citar

Fleuri, R. M. (2013). Desafios epistemológicos emergentes na relação intercultural. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (27). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.181

Edição

Seção

Ponto de Vista