O material didático no ensino de Matemática: lembranças deixadas em alunos de Pedagogia

Autores

  • Anna Regina Lanner de Moura UNICAMP
  • Rute Cristina Domingos da Palma UFMT

Resumo

Neste artigo, discutiremos os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do curso de Pedagogia da UNICAMP, em que procurávamos compreender como os materiais didáticos são lembrados e como os modos de sua utilização influenciaram a formação matemática escolar desses alunos. Os dados foram coletados a partir dos memoriais da formação matemática elaborados na disciplina de Fundamentos do Ensino de Matemática. Os relatos revelam que os materiais de ensino estiveram presentes, sem exceção, na formação matemática dos alunos, porém, revelam também que a metodologia pela qual foram utilizados contribuiu, segundo a maioria dos estudantes, com lembranças negativas que suscitam sentimentos, como raiva, ansiedade, medo, incapacidade e frustração. Esses resultados chamam a atenção para a necessidade de se reverem os métodos de utilização dos materiais de ensino e como podem contribuir para o surgimento do motivo eficaz do professor e do aluno para o ensinar e o aprender matemática.

Biografia do Autor

Anna Regina Lanner de Moura, UNICAMP

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora FE/UNICAMP.

Rute Cristina Domingos da Palma, UFMT

Doutoranda em Educação pela FE/UNICAMP. Professora IE/UFMT.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

BOHM, D. A totalidade e a ordem implicada. Trad. Mauro de Campos Silva. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 1980.

BOSI , E. Memória e sociedade, lembranças de velhos. São Paulo: T. A Queiroz, 1979.

CARAÇA, B. de J. Conceitos fundamentais da Matemática. 5. ed. Lisboa: Gradiva, 2003.

CHAITIN, G. J. Conversas com um matemático. Matemática, Arte, Ciência e os limites da razão. Trad. Leonor Moreira. Lisboa: Gradiva, 2003.

CHARLOT, B. Da relação com o saber. Elementos para uma teoria. Trad. Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

KENSKI, V. M. Sobre o conceito de memória. In: FAZENDA, I. C. A. (org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas-SP: Papirus, 1995. (Coleção Práxis)

KOPNIN, P. V. A Dialética como Lógica e Teoria do Conhecimento. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.

LEONTIEV, A N.; VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A R. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 1988.

LIMA, L.de C. A sensação na formação da linguagem. São Paulo: CETEAC, 2004. (mimeo.)

LORENZATO, S. (org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. (Coleção formação de professores)

NACARATO, A. M. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, ano 9, n. 9-10, 2004/2005.

PAIS, C. L. Uma análise do significado da utilização de recursos didáticos no ensino de geometria. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/ doc_23/analise_significado.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2009.

PASSOS, C. L. B. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In: LORENZATO, S. (org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. (Coleção formação de professores)

SERRAZINA, M. L. Os materiais e o ensino da matemática. Revista Educação e Matemática, Lisboa: Publicação da APM, n. 13, 1990.

SOARES, M. Metamemórias-memórias: travessia de uma educadora. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SOUZA, R. F. de. Prefácio. In: FISACRELLI, R. B. de O. Material didático: discursos e saberes. Araraquara-SP: Junqueira&Martin, 2008.

VIGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Lisboa: Edições Antídoto, 1979.

Downloads

Publicado

2013-06-05

Como Citar

Moura, A. R. L. de, & Palma, R. C. D. da. (2013). O material didático no ensino de Matemática: lembranças deixadas em alunos de Pedagogia. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (28). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/182

Edição

Seção

Artigos