Gestão escolar democrática e desafios da interpretação e aplicação da legislação em escolas da rede municipal de Caiçara, Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1827

Palavras-chave:

Gestão escolar democrática, Educação Básica, Gestoras escolares

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a gestão escolar democrática e os desafios da interpretação e da aplicação da legislação em escolas da rede municipal de Caiçara, Rio Grande do Sul, sob a orientação, mantença e gestão da Secretaria Municipal de Educação. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de ampliar a produção acerca da temática, especialmente no que tange aos pequenos municípios brasileiros, distantes das capitais, considerando a carência de análises a esse respeito. Para isso, esta investigação se fundamenta na coleta de narrativas de gestoras escolares, com base na abordagem teórica e metodológica do estudo de caso, a partir de questionários contendo questões semiestruturadas. Ao realizar esta pesquisa focando a aplicação da lei de gestão escolar democrática, o processo levou, por exemplo, a estabelecer relações dialógicas com gestoras escolares em atuação, bem como a inteirar-se dos desafios e das realidades distintas, da falta de efetivo conhecimento sobre a legislação e então da não plena aplicação desta em âmbito municipal.

Biografia do Autor

Fabiana Regina da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora e gestora da educação básica do Rio Grande do Sul.

Darciel Pasinato, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Pós-doutor e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pesquisador e professor colaborador do PPGEDU da UNISINOS.

Cristiane Medianeira da Silva Reis, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora e professora da educação básica do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Silva, F. R. da, Pasinato, D., & Reis, C. M. da S. (2023). Gestão escolar democrática e desafios da interpretação e aplicação da legislação em escolas da rede municipal de Caiçara, Rio Grande do Sul. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(64), 245–265. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1827