Superação da sequência observação-participação-regência no estágio curricular supervisionado na licenciatura em Matemática: resultado da parceria escola-universidade

Autores

  • Raquel Oliveira Unesp, Presidente Presidente

Resumo

Este texto objetiva descrever justificativas, processos e resultados de um estudo que teve por finalidade investigar o desenvolvimento do estágio curricular supervisionado na formação inicial de professores de Matemática, a partir da implementação de uma proposta para o desenvolvimento do estágio, que se apoiou na análise de legislação sobre estágio e diretrizes curriculares para a formação de professores, na caracterização da prática de ensino e formação de professores enquanto campo de pesquisa sob diferentes enfoques e no conceito de cooperação entre universidade e unidade escolar, em que os diferentes sujeitos, em particular, os estagiários, envolveram-se no processo de planejamento, execução e avaliação das ações compatíveis com as horas de estágio. O referencial teórico da cognição situada foi usado como referência para o estudo porque entende o estágio como um processo de aprendizagem que é em parte o resultado da atividade, do contexto e da cultura em que se desenvolve.

Biografia do Autor

Raquel Oliveira, Unesp, Presidente Presidente

Doutora em Educação (USP); Professora do Departamento de Educação da Unesp de Presidente Presidente.

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Publicado

2013-06-06

Como Citar

Oliveira, R. (2013). Superação da sequência observação-participação-regência no estágio curricular supervisionado na licenciatura em Matemática: resultado da parceria escola-universidade. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (28). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/183

Edição

Seção

Artigos