Políticas educativas e curriculares portuguesas e o projeto pedagógico da Escola da Ponte.: reflexões e apontamentos

Autores

  • Sônia Regina de Souza Fernandes Universidade do Planalto Catarinense/UNIPLAC.
  • Carlinda Leite Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/UP.

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.190

Resumo

Neste artigo procuramos refletir os movimentos educativos em Portugal e sua relação com o Projeto Pedagógico da ‘Escola de Ponte’. É resultado de um processo de pesquisa desenvolvido no período de estágio de doutoramento sandwich, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, em Portugal. A intenção é trazer algumas dimensões que envolvem o Projeto Pedagógico/Educativo da ‘Escola da Ponte’ no quadro das Políticas Educativas e Curriculares Portuguesas, no período que compreende as últimas três décadas (final do séc. XX e princípios do séc. XXI). Acreditamos que tal experiência escolar pode contribuir com discussões que vêm sendo feitas em torno do sentido da e na escola na contemporaneidade, temática relevante também no contexto brasileiro.

Biografia do Autor

Sônia Regina de Souza Fernandes, Universidade do Planalto Catarinense/UNIPLAC.

Doutora em Educação pela UNISINOS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado) da Universidade do Planalto Catarinense/UNIPLAC.

Carlinda Leite, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/UP.

Doutora em Ciências da Educação. Professora do Programa de Doutorado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/UP.

Referências

AFONSO, Almerindo Janela. Políticas educativas e avaliação educacional. Braga: Universidade do Minho, 1998.

BARROSO, João. O estudo da autonomia da escola: da autonomia decretada à autonomia cons­truída. In: BARROSO, João (Org.). O estudo da escola. Porto: Porto Editora, 1996, p. 167-189.

______. Políticas educativas e organização escolar. Lisboa: Universidade Aberta, 2005.

______. Portugal. In: BARROSO, João (Org.). A escola entre o local e o global. Perspectivas para o século XXI. Lisboa: EDUCA, 1999.

BENAVENTE, Ana. Portugal, 1995/2001: reflexões sobre democratização e qualidade na educação básica. In: OEI - Ediciones - Revista Iberoamericana de Educación, n. 27, set./dez., 2001. Disponível em: <http://www.oei.es/publi.htm>. Acesso em: 15 jan. 2007.

CANÁRIO, Rui; MATOS, Filomena; TRINDADE, Rui (Orgs.). Escola da Ponte. Defender a Escola Pública. Porto, Portugal: Profedições, 2004.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. Trad. Sandra T. Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002.

CORREIA, José Alberto. Para uma teoria crítica em educação. Contributos para uma recientificação do campo educativo. Porto: Porto Editora, 1998.

CORREIA, José Alberto; MATOS, Manuel. Solidões e solidariedades nos cotidianos dos professores. Porto: Edições ASA, 2001.

FORMOZINHO, João. “Prefácio”. MACHADO, F.; GONÇALVES, M. F. Currículo e desenvolvimento curricular. Porto: Edicções ASA, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LEITE, Carlinda. Entre a prevenção e a cura – que opção curricular? Território Educativo, n. 4, p. 37-40, dez. 1998.

______. Para uma escola curricularmente inteligente. Porto: Edições ASA, 2000.

______. O currículo e o multiculturalismo no sistema educativo português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

______ (Org.). Mudanças curriculares em Portugal. Transição para o século XXI. Porto: Porto Editora, 2005.

______. As mudanças curriculares, em Portugal, e a multiculturalidade. In: LOPES, Alice et al. (Orgs.). Cultura e política de currículo. São Paulo: Junqueira & Martins, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. Sistema de ensino, escola, sala de aula: onde se produz a qualidade das aprendizagens? In: LOPES, Alice. Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006. p. 70-125.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO-DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Despacho n. 22/SSEI, 1996.

______. Despacho n. 147-B/ME, 1996.

______. Gestão flexível do currículo. Despacho n. 4848, 1997.

______. Despacho n. 20/SEEI, 1998.

______. Contrato de Automonia. Portugal, 2005.

PROJETO FAZER A PONTE. Portugal, 1996.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um novo senso comum.: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

Downloads

Publicado

2013-06-06

Como Citar

Fernandes, S. R. de S., & Leite, C. (2013). Políticas educativas e curriculares portuguesas e o projeto pedagógico da Escola da Ponte.: reflexões e apontamentos. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (27). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.190

Edição

Seção

Dossiê