Grupo escolar e governamentalidade liberal moderna: nova forma escolar, novos dispositivos, novas subjetividades

Autores

  • Gladys Mary Ghizoni Teive UDESC.

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.209

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa que analisa o currículo dos primeiros grupos escolares implantados em Santa Catarina, na primeira metade do século XX, de modo a desentranhar os códigos que regularam a cultura escolar daí engendrada. O grupo escolar é aqui compreendido como locus da materialização da governamentalidade liberal/moderna, entendida na perspectiva foucaultiana como “um refinamento da arte de governar”. Busca-se, pois, sinais deste refinamento, o qual deveria assegurar a produção do “sujeito-cidadão”, entendido como objeto e parceiro do governo. A fundamentação teórica é apoiada principalmente nos trabalhos de Michel Foucault e Thomaz Popkewitz. A base empírica é constituída de fontes documentais e iconográficas, bem como de depoimentos de ex-professores, diretores e alunos.

Biografia do Autor

Gladys Mary Ghizoni Teive, UDESC.

Doutora em Educação pela UFPR com Sandwich na
UNED, Espanha. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação da UDESC.

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Publicado

2013-06-07

Como Citar

Teive, G. M. G. (2013). Grupo escolar e governamentalidade liberal moderna: nova forma escolar, novos dispositivos, novas subjetividades. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (27). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.209

Edição

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Artigos