Tempos vividos na Escola Militar: memórias de um aluno (1897-1900)

Autores

  • Maria Teresa Santos Cunha UDESC

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.223

Resumo

Este texto tem por objetivo problematizar, a partir da História da Educação, a importância de estudos sobre memória escolar, através da análise dos escritos de Lucas Alexandre Boiteux (1880-1966), historiador catarinense. Entre janeiro e junho de 1955, ele escreveu, no “Jornal do Comércio/RJ”, uma série de oito (8) artigos intitulados Bordejos sobre meio século de Marinha, em que narrou suas memórias de estudante na Escola Naval do Rio de Janeiro. A partir desse material busca-se aprofundar conhecimentos sobre a cultura escolar da época que se fazem portadores/ produtores de sentido para a História da Educação Brasileira.

Biografia do Autor

Maria Teresa Santos Cunha, UDESC

Doutora em Educação/História e Filosofia pela USP. Profa. do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

Cunha, M. T. S. (2013). Tempos vividos na Escola Militar: memórias de um aluno (1897-1900). Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (25). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.223

Edição

Seção

Dossiê