A escola normal de Mato Grosso no século XIX

Autores

  • Ana Paula da Silva Xavier UFMG
  • Nicanor Palhares Sá UFMT

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.245

Resumo

Este artigo busca discutir as tensões presentes no processo de institucionalização do magistério em Mato Grosso, entre os anos de 1837 e 1889. Os professores leigos que ingressavam na carreira do magistério inventavam o seu fazer pedagógico, evitando que a profissão docente fenecesse. A permanência desses profissionais fez com que o processo de profissionalização docente estivesse sempre em voga nas discussões políticas e administrativas da província, abrindo espaço para sua consolidação ocorrida por meio da “Reforma de 1910”, que criou e pôs em plena atividade a Escola Normal de Cuiabá.

Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Xavier, UFMG

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em ­Educação UFMG.

Nicanor Palhares Sá, UFMT

Dr. em Educação pela UNICAMP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Doutorado/UFMT.

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

Xavier, A. P. da S., & Sá, N. P. (2013). A escola normal de Mato Grosso no século XIX. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (25). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.245

Edição

Seção

Dossiê