Ações afirmativas e a política de cotas: uma análise do Programa Universidade Para Todos – PROUNI – a inserção de negros na universidade

Autores

  • Eugenia Portela de Siqueira Marques UCDB
  • Suzanir Fernanda Maia UCDB

Resumo

O acesso desigual dos negros ao sistema educacional é um tema que vem ocupando a agenda dos estudio­sos no campo da Educação. O Brasil é a segunda maior nação negra do mundo, porém pesquisas ­demonstram uma história de profundas desigualdades entre negros e brancos, no que se refere aos aspectos socioeconômicos e educacionais. O presente estudo tem como objetivo traçar algumas considerações sobre as ações afirmativas e a inserção de negros na educação superior por mieo das políticas e do Programa Universidade Para Todos – PROUNI. A abordagem metodológica utilizada está fundamentada na pesquisa bibliográfica e documental, subsidiada pela análise de dados estatísticos. Espera-se contribuir com os estudos atuais sobre a inserção e a permanência dos negros na educação superior, cuja presença é ainda tímida.
Palavras chave

Biografia do Autor

Eugenia Portela de Siqueira Marques, UCDB

Doutoranda em Educação – UFSCar. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas de Educação Superior – GEPPES/UCDB – Campo Grande-MS.

Suzanir Fernanda Maia, UCDB

Acadêmica do 8º semestre de Serviço Social da Universidade Católica Dom Bosco-UCDB.

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Publicado

2013-06-12

Como Citar

Marques, E. P. de S., & Maia, S. F. (2013). Ações afirmativas e a política de cotas: uma análise do Programa Universidade Para Todos – PROUNI – a inserção de negros na universidade. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (22). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/274

Edição

Seção

Dossiê