Práticas Educativas e Identidade/Diferença Negra: pensando em desafios e caminhos multiculturais

Autores

  • Ana Canen UFRJ

Resumo

O presente artigo discute formas pelas quais a valorização da identidade/diferença negra poderia refletir-se em políticas e práticas do cotidiano escolar. Argumento que o conhecimento sobre a complexidade do debate que envolve a construção da identidade negra a partir de categorias como raça, etnia e mestiçagem, poderia ser enriquecido com a incorporação de dimensões propostas por uma perspectiva multicultural. Em um primeiro momento, o texto analisa tais categorias. Em um segundo momento, aponta perspectivas possíveis de trabalho pedagógico-curricular que valorizem a identidade negra e construam perspectivas multiculturais também com outras identidades marginalizadas e estereotipadas. Conclui sugerindo que o trabalho pela afirmação da identidade/diferença negra é emblemático para a educação com a pluralidade identitária e para o desafio a preconceitos e estereótipos contra aqueles percebidos como “diferentes”.

Biografia do Autor

Ana Canen, UFRJ

PhD em Educação, University of Glasgow. Profa. Departamento de Fundamentos da Educação/FE/UFRJ. Pesquisadora do CNPq.

Referências

ASSIS, M. D. P. de & CANEN, A. Identidade Negra e Espaço Institucional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo. Cadernos de Pesquisa, v.34, n.123, p. 709-724, 2004.
CANEN, A. Refletindo sobre Identidade Negra e Currículo nas Escolas Brasileiras: contribuições do multiculturalismo. Série-Estudos, Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, p. 49-58, 2003.
CANEN, A. & OLIVEIRA, A. M. A. de. Multiculturalismo e Currículo em Ação: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, n.21, p. 61-74, 2002.
CANEN, A. G. & CANEN, A. Organizações Multiculturais. Rio de Janeiro: Ed. Ciência Moderna, 2005.
CARVALHO, M. Quem é Negro, Quem é Branco: desempenho escolar e classificação racial de alunos. Revista Brasileira de Educação, n.28, p. 77-95, 2005.
D’ ADESKY, J. Pluralismo étnico e multiculturalismo: racismos e anti-racismos no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Pallas, 2001.
MUNANGA, K. Uma Abordagem Conceitual das Noções de Raça, Racismo, Identidade e Etnia. Cadernos PENESB (Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira), n.5, p. 15-34, 2004.
VALENTE, A. L.. Ação Afirmativa, Relações Raciais e Educação Básica. Revista Brasileira de Educação, n.28, p. 62-76, 2005.

Downloads

Publicado

2013-06-12

Como Citar

Canen, A. (2013). Práticas Educativas e Identidade/Diferença Negra: pensando em desafios e caminhos multiculturais. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (22). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/275

Edição

Seção

Dossiê