Povos indígenas, educação superior e interculturalidade: uma experiência entre as professoras Xokleng da terra indígena Ibirama, em Santa Catarina

Autores

  • Cátia Weber UFSC
  • Reinaldo Matias Fleuri UFSC

Resumo

Pretende-se neste artigo abrir um espaço de reflexão sobre a realidade vivenciada pelas professoras Xokleng da Terra Indígena (TI) Ibirama, que encontram-se matriculadas em cursos de Licenciatura no Centro Educacional Leonardo Da Vinci (Uniasselvi). Tomando como base a perspectiva intercultural, pretendemos pensar sobre as relações estabelecidas entre as professoras Xokleng e as não-índias e não-índios nesta instituição de ensino superior, bem como sobre as relações com seus familiares a partir deste contexto. Para compreender os significados presentes nestas relações é preciso avaliar as dimensões de etnia e de gênero e como estas podem reconfigurar a representação que estas professoras fazem de si mesmas no processo de construção de sua própria identidade étnica.

Biografia do Autor

Cátia Weber, UFSC

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.

Reinaldo Matias Fleuri, UFSC

Pós-Doutorado Università degli Studi di Perugia, UNIPG, Itália. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2013-06-14

Como Citar

Weber, C., & Fleuri, R. M. (2013). Povos indígenas, educação superior e interculturalidade: uma experiência entre as professoras Xokleng da terra indígena Ibirama, em Santa Catarina. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (22). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/280

Edição

Seção

Dossiê