Aplicação de um programa para o ensino da leitura e escrita de palavras para o aluno com surdocegueira

Autores

  • Elaine Aparecida Macahdo de Agostini UFSCar.
  • Maria da Piedade Resende da Costa UFSCar.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia de um procedimento para o ensino da leitura e escrita de palavras para o aluno com surdocegueira. A análise dos dados indica que a participante fez aquisições. Pode ser identificado na comparação dos dados quantitativos e na análise qualitativa. Pode-se concluir que o procedimento foi eficaz favorecendo à aluna o domínio da leitura e escrita de palavras. Conclui-se, também, que procedimentos adequados, funcionalmente ecológicos, aliados à elaboração de estratégias coerentes podem livrar o aluno com surdocegueira da ‘inércia’.

Biografia do Autor

Elaine Aparecida Macahdo de Agostini, UFSCar.

Mestre em Educação Especial pelo PPGEEs-UFSCar.

Maria da Piedade Resende da Costa, UFSCar.

Doutora em Psicologia pela USP. Professora do PPGEEs-UFSCar.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Deficiência auditiva/organizado por Giuseppe Rinaldi et al. Brasília: SEESP, 1997.

______. Secretaria de Ensino Fundamental e Secretaria de Educação Especial. Parâmetros Curriculares Nacionais – Adaptações Curriculares – Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC/SEF/SEESP, 1998.

______. Ministério da Educação e Cultura. Referencial curricular para a educação infantil: estratégias e orientações para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC, 2001.

______. Ministério da Educação e Cultura. Estratégias e orientações pedagógicas para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais: dificuldades acentuadas de aprendizagem: deficiência múltipla. /Secretaria de Educação Especial – Brasília: MEC/SEESP (educação infantil), 2002a.

______. Ministério da Educação e Cultura. Estratégias e orientações pedagógicas para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais: dificuldades acentuadas de aprendizagem: surdo cegueira/ Múltipla deficiência sensorial. /Secretaria de Educação Especial – Brasília: MEC/SEESP (Educação infantil), 2002b.

CADER, Fatima A. A. Abdel.; COSTA, Maria da Piedade R. Características de algumas crianças surdacegas. Congresso de Pesquisa e Pós Graduação da UFSCar. Anais... São Carlos-SP, 2001. p. 1-3.

CADER-NASCIMENTO, Fatima A. A. Abdel; COSTA, Maria da Piedade R. Descobrindo a surdocegueira: educação e comunicação. EDUFSCar: São Carlos, São Paulo, 2001.

COSTA, Maria da Piedade R. O deficiente auditivo. São Carlos: Edufscar, 1994.

JONES, Elmer H. La rubéola y el síndrome de rubéola congênita. DbI - Revista de Deafblind international. n.23. Enero-Junio, p. 18-19, 1999.

MAIA, Shirley R. A educação do surdocego. Seminário surdez – desafios para o próximo milênio – INES. Anais..., 2000.

MAZZOTTA, Marcos J. S. Trabalho docente formação de professores de educação especial. São Paulo: E. P. U., 1973.

McIMNES, John M.; JREFFRY, Jacquelyn A. Guia para o desenvolvimento da criança surdocega. Trad. Mary Inês R. M. Loschiavo. São Paulo: AHIMSA, 1997.

MONTEIRO, A. M. Surdez-cegueira. Revista Benjamin Constant, n.03, p.12-20, 1996.

MYKLEBUST, Helmer R. Psicologia del sordo. Madrid: Editora Magistério Español, 1971.

TELFORD, Charles W.; SAWREY, James M. O indivíduo excepcional. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.

VAN DIJK, Jan. Desarrollo de la comunicación. Artículo n. 23, Educación. In: Writer, J. Aplicación de un enfoque basado en el movimientos a la enseñanza de alumnos deficientes sensoriales y pluri deficientes. Trad. Organización Nacional de Ciegos de España. Madrid: ONCE. 1983

WHEELER, L.; GRIFFIN, H. C. A movement basead approach to language development in children who are deaf-blind. American Annals of deaf. December. v.142, n.5, p.387- 90, 1997.

Downloads

Publicado

2013-06-14

Como Citar

Agostini, E. A. M. de, & Costa, M. da P. R. da. (2013). Aplicação de um programa para o ensino da leitura e escrita de palavras para o aluno com surdocegueira. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (22). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/283

Edição

Seção

Artigos