Os mosteiros e a institucionalização do ensino na Alta Idade: uma análise da história da educação

Autores

  • Terezinha Oliveira UEM

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.308

Resumo


Este artigo tem como objetivo examinar o papel dos Mosteiros enquanto instituição educativa na Alta Idade Média ocidental, buscando ressaltar a sua importância. A perspectiva adotada nesse exame percorre os caminhos apontados pela história, guiando-nos nas interpretações aqui explicitadas. Com efeito, considerar a construção das leis e das instituições humanas do passado são premissas essenciais para se entender os caminhos que as leis, as instituições e a educação percorrem no presente. Assim, por entender a educação e seus diferentes lugares de realização de saberes, do passado e do presente, como espaços especiais de civilização e de construção de identidades sociais, é que analisaremos, neste trabalho, uma das principais, senão a mais importante, instituições educativas da primeira Idade Média: o mosteiro.

Biografia do Autor

Terezinha Oliveira, UEM

Dra. em História pela UNESP-Assis. Professora do Depto. de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM

Referências

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Publicado

2013-06-18

Como Citar

Oliveira, T. (2013). Os mosteiros e a institucionalização do ensino na Alta Idade: uma análise da história da educação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (25). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.308

Edição

Seção

Dossiê