A escolha e o uso do livro didático pelos professores das áreas de Ciências Naturais e Matemática: as pesquisas que abordam essa temática

Autores

  • Maria Aparecida de Souza Perrelli Universidade Católica Dom Bosco
  • Adriana Araújo de Lima Universidade Católica Dom Bosco
  • César Cristiano Belmar Universidade Católica Dom Bosco

Resumo

Este estudo refere-se a uma análise das pesquisas acadêmicas realizadas no Brasil a respeito da seleção e do uso do livro didático (LD) pelos professores das áreas de Ciências Naturais (Ciências, Biologia, Física e Química) e Matemática. Foram analisadas teses e dissertações cadastradas na base de dados da CAPES (www.capes.gov.br). Verificou-se a escassez de trabalhos sobre o tema. As pesquisas priorizam os professores das escolas públicas como sujeitos de seus estudos. A escolha do LD, de modo geral, ocorre de forma solitária, aligeirada, sem consulta ao Guia do PNLD e, às vezes, sofre interferência dos órgãos gestores. O livro escolhido é aquele mais afinado com as orientações curriculares das Secretarias de Educação e que contém textos claros e simples, além de boas ilustrações e exercícios. O LD apoia o professor principalmente na gestão do tempo das aulas e na sequência e aprofundamento dos conteúdos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida de Souza Perrelli, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora em Educação para a Ciência. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco.

Adriana Araújo de Lima, Universidade Católica Dom Bosco

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco.

César Cristiano Belmar, Universidade Católica Dom Bosco

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco.

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Publicado

2013-06-21

Como Citar

Perrelli, M. A. de S., Lima, A. A. de, & Belmar, C. C. (2013). A escolha e o uso do livro didático pelos professores das áreas de Ciências Naturais e Matemática: as pesquisas que abordam essa temática. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (35). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/312

Edição

Seção

Artigos