Apontamentos sobre a relação ontogenética entre trabalho e conhecimento

Autores

  • Helena Araújo de Freres Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Susana Jimenez Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Jackline Rabelo Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Maria das Dores Mendes Segundo Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Resumo

Este artigo busca analisar a função ontológica do conhecimento científico sistematizado historicamentepelos homens, reafirmando que esse conhecimento tem sua gênese articulada com o trabalho, modelode toda a práxis social. Tentamos, nesse sentido, demonstrar que o conhecimento científico é fundamentalno processo de transformação da natureza para o atendimento das necessidades humanas,transformando, por conseguinte, o próprio homem. Em contraposição aos paradigmas dominantes nacontemporaneidade, que apelam à fragmentação, ao empobrecimento e ao imediatismo no plano doconhecimento, defendemos, à luz da ontologia marxiano/lukacsiana, que a apropriação do patrimôniocultural produzido historicamente torna os indivíduos enriquecidos e, assim, capazes de contribuir para a elevação do próprio gênero humano.

Biografia do Autor

Helena Araújo de Freres, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federaldo Ceará (UFC). Pesquisadora do Instituto de Estudos ePesquisas do Movimento Operário (IMO/UECE. Professora substituta da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Susana Jimenez, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Ph.D em Educação. Professora da UECE. Diretora do IMO/UECE.

Jackline Rabelo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação. Professora da UFC. Pesquisadorado IMO/UECE.

Maria das Dores Mendes Segundo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de FilosofiaDom Aureliano Matos da UECE (FAFIDAM/UECE). Pesquisadorado IMO/UECE.

Referências

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MÉSZÁROS, István. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2002.


Publicado

2015-12-07

Como Citar

Freres, H. A. de, Jimenez, S., Rabelo, J., & Segundo, M. das D. M. (2015). Apontamentos sobre a relação ontogenética entre trabalho e conhecimento. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (33). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/39

Edição

Seção

Artigos