Reformas educacionais, cultura e cotidiano escolar

Autores

  • Maria Aparecida de Lima Madureira UNISO
  • Sergio Marcos Rodrigues da Silva UNISO
  • Jorge Luiz Cammarano Gonzales UNISO

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i20.434

Resumo

O texto aqui apresentado problematiza as relações e mediações entre as reformas educacionais promovidas pelo Estado brasileiro, nos anos noventa do século passado, a cultura escolar e o cotidiano escolar. Observamos, no âmbito da educação escolar, que as políticas reformistas constituem um esforço de feições planetárias, promovido pelos conglomerados transnacionais e seus agentes multilaterais: BIRD, BID, FMI e OMC. Assumimos o suposto de que as reformas educacionais, nucleadas na educação para o trabalho e para a cidadania, referenciam-se em práticas formativas cuja finalidade é a formação do indivíduo nos limites das relações fundantes da sociedade das mercadorias como meio de criar as possibilidades de naturalizar e perpetuar a lógica do Capital em sua luta incessante para controlar, subordinar e alienar o Trabalho.

Biografia do Autor

Maria Aparecida de Lima Madureira, UNISO

Mestrandos do Programa de Mestrado em Educação da
Universidade de Sorocaba – UNISO.

Sergio Marcos Rodrigues da Silva, UNISO

Mestrandos do Programa de Mestrado em Educação da
Universidade de Sorocaba – UNISO.

Jorge Luiz Cammarano Gonzales, UNISO

Professor do Programa de Mestrado em Educação da
Universidade de Sorocaba – UNISO.

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Publicado

2013-09-05

Como Citar

Madureira, M. A. de L., Silva, S. M. R. da, & Gonzales, J. L. C. (2013). Reformas educacionais, cultura e cotidiano escolar. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (20). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i20.434

Edição

Seção

Artigos