Formação tecnológica: um fenômeno em foco

Autores

  • Maria Cristina Lima Paniago Lopes UCDB

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o fenômeno da formação tecnológica: uma formação além da instrumental, mas que inclua um componente crítico-reflexivo a fim de capacitar o docente para que este saiba por quê, para quê, quando e como usar a tecnologia no processo educacional. Conceitos sobre Letramento e Alfabetização são apresentados, entretanto, prefiro utilizar o termo Formação, que, acredito, denota movimento, aprendizagem continuada, possibilidades de desenvolvimento e produção de novos conhecimentos. Apresento também algumas pesquisas desenvolvidas voltadas à formação tecnológica, preocupadas com a inserção das novas tecnologias no contexto educacional.

Biografia do Autor

Maria Cristina Lima Paniago Lopes, UCDB

Doutora em Lingüística Aplicada e Estudos de Linguagem
pela PUC-SP. Professora na Universidade Católica Dom
Bosco.

Referências

CAMPOS, J. L. de. A educação e o fascínio tecnológico: algumas considerações. In: GRANATO, T. A. C. (org.). A educação em questão: novos caminhos para antigos problemas. Petrópolis: Vozes, 2000.

DELORS, J. et al. Educação, um tesouro a descobrir – Relatório para Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez/Unesco, 1998.

DEWEY, J. Experience and education. The Kappa Delta Pi Lecture Series – Collier Books. New York: Collier Macmillan Publishers, 1938.

FREIRE, M. M. A formação de professores para uma sociedade em processo de digitalização. SEMINÁRIO DO GEL, 51. Caderno de Resumos... Taubaté-SP, 2003. p. 77.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação; uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Morais, 1980.

_____. A importância do ato de ler. 41. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

IFA, S. A formação pré-serviço de professores de Língua Inglesa: representações do ser professor em uma sociedade em processo de digitalização. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo. (Trabalho em andamento).

IMBERNÓN, F. Formação docente profissional. Formar-se para a mudança e a incerteza. Questões da nossa época. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

KENSKI, V. M. O papel do professor na sociedade digital. In: CASTRO, Amélia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (orgs.). Ensinar a ensinar. Didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira/Thomson Learning, 2001. Capítulo 5.

KLEIMAN, A. B. Os significados do letramento – uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. São Paulo: Mercado de Letras, 1995.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.

OLIVEIRA, R. de. Informática educativa. 3. ed. Campinas: Papirus, 1999.

PERINA, A. A. As crenças dos professores em inglês em relação ao computador: coletando subsídios. 2003. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

SAMPAIO, M. N.; LEITE, L. S. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis: Vozes. 1999.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. Questões da nossa época. São Paulo: Cortez, 1995.

VALENTE, J. A. Educação a distância: uma oportunidade para mudança no ensino. In: MAIA, C. (org.). EAD.BR: educação a distância no Brasil na era da Internet. São Paulo: Anhembi Morumbi/Editora Universitária UFPE, 2000.

Downloads

Publicado

2013-09-23

Como Citar

Lopes, M. C. L. P. (2013). Formação tecnológica: um fenômeno em foco. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB. Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/452

Edição

Seção

Dossiê