O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) como política educacional do Estado Contemporâneo

Autores

  • Francisco Williams de Assis Soares Gonçalves CCE/UFPL
  • Liliene Xavier Luz CCE/UESPI
  • Rosana Evangelista da Cruz CCE/UFPI

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a relação entre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o Estado contemporâneo no contexto das reformas políticas e educacionais, influenciadas pelo avanço do neoliberalismo no Brasil. Inicialmente, versa sobre o processo de redefinição do papel do Estado no Brasil e seus reflexos nas políticas públicas, tendo como marco central o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE). A seguir, apresenta alguns aspectos do processo de implementação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), a partir da legislação que o institui e o regulamenta e sua articulação com as reformas do Estado contemporâneo. Por último, aborda a articulação entre os projetos dos organismos internacionais e a política educacional, tendo como referência a relação entre o PDDE e o Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola), em processo de execução desde 1998.

Biografia do Autor

Francisco Williams de Assis Soares Gonçalves, CCE/UFPL

Mestre e doutorando em educação pela Unicamp. Professor
do CCE/UFPI.

Liliene Xavier Luz, CCE/UESPI

Mestre e doutoranda em educação pela Unicamp. Professora
do CCE/UESPI.

Rosana Evangelista da Cruz, CCE/UFPI

Mestre em educação pela USP. Professora do CCE/UFPI.

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Publicado

2013-10-28

Como Citar

Gonçalves, F. W. de A. S., Luz, L. X., & Cruz, R. E. da. (2013). O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) como política educacional do Estado Contemporâneo. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (18). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/476

Edição

Seção

Dossiê