Algumas considerações acerca da Avaliação Escolar Discente na Graduação do Ensino Superior

Autores

  • Fernando Casadei Salles UNISO
  • Helio Iveson Passos Medrado UNISO

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i17.492

Resumo

O presente texto faz algumas considerações gerais sobre o tema Avaliação Escolar Discente na Graduação, tomando por base as questões referentes ao seu significado e à sua finalidade. Para isto, o texto foi estruturado em torno de dois eixos principais de considerações que versam, o primeiro sobre a noção de avaliação e o segundo sobre um conjunto de princípios e diretrizes que se espera que componham a construção social de uma nova noção de avaliação escolar discente.

Biografia do Autor

Fernando Casadei Salles, UNISO

Doutor em Educação (PUC/SP). Professor do Programa de
Mestrado em Educação da UNISO.

Helio Iveson Passos Medrado, UNISO

Doutor em Educação (SORBONNE/França). Professor do
Programa de Mestrado em Educação da UNISO.

Referências

BARRIGA, Ángel Días. Uma polêmica em relação ao exame. In: ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 3. ed. Rio de Janeiro: [s.n.], 2001.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2000.

RISTOFF, D.I. Construindo o campo e a crítica: o debate. In: FREITAS, Luiz Carlos (org.). Avaliação: construindo o campo e a crítica. Florianópolis: Insular, 2002.

_____. Algumas definições de avaliação. In: Avaliação - Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, vol. 8, n. 2, jun. 2003.

SACRISTIÁN, J. Gimeno; GÓMES, A.I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SOBRINHO, José Dias. Campo e caminho da avaliação: a avaliação da educação superior no Brasil. In: FREITAS, Luiz Carlos de. Avaliação: construindo o campo e a crítica. Florianópolis: Insular, 2002.

_____. Avaliação – políticas educacionais e reformas de educação superior. São Paulo: Cortez, 2003.

Downloads

Publicado

2013-11-04

Como Citar

Salles, F. C., & Medrado, H. I. P. (2013). Algumas considerações acerca da Avaliação Escolar Discente na Graduação do Ensino Superior. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (17). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i17.492

Edição

Seção

Artigos