Formação e trabalho docente: uma análise da noção de competências

Autores

  • Jorge Luis Cammarano Gonzales UNISO
  • Wilson Sandano UNISO

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i17.494

Resumo

O trabalho docente representa uma prática social vital para a lógica do Capital, em sua busca de criar novas possibilidades de subordinar o Trabalho e, em seus desdobramentos, gestar e materializar sua hegemonia nas múltiplas esferas constitutivas da sociabilidade. Parte da lógica do Capital deriva suas ações, no âmbito das políticas e práticas formativas, com base nas denominadas competências convertidas em atributo essencial para a formação docente. De acordo com essas observações, o tema apresentado compreende o trabalho como prática social fundante e busca problematizar a noção de competências como mediação da mercantilização do trabalho docente no contexto das propostas de formação atinentes às reformas educacionais em curso.

Biografia do Autor

Jorge Luis Cammarano Gonzales, UNISO

Doutor em Educação (PUC-SP). Professor do Programa de
Mestrado em Educação da UNISO.

Wilson Sandano, UNISO

Doutor em Educação (UNIMEP). Professor do Programa
de Mestrado em Educação da UNISO.

Referências

ALESSANDRINI, Cristina Dias. O desenvolvimento de competências e a participação pessoal na construção de um novo modelo educacional. In: PERRENOUD, Philippe; THURLER, Mônica Gather. As competências para ensinar no século XXI. Tradução Cláudia Schilling e Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a firmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

ARCE, Alessandra. A formação de professores sob a ótica construtivista. Primeiras aproximações e alguns questionamentos. In: DUARTE, Newton (org.). Sobre o construtivismo. Campinas-SP: Autores Associados, 2000.

CASTRO, Maria Helena Guimarães de. O sistema brasileiro: tendências e perspectivas. In: VELLOSO, João Paulo dos Reis; ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcanti de (coord.). Um modelo para a educação no século XXI. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.

CAINZOS, Manuel. O consumo como tema transversal. In: BUSQUETS, Dolors Maria et al. Temas transversais em educação. Bases para uma formação integral. 6. ed. Tradução Cláudia Schilling. São Paulo: Ática, 2003.

DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 3. ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2001.

GONZÁLEZ, Jorge L. C. Trabalho e cotidiano. In: BATISTA, Roberto; ARAÚJO, Renan (org.). Desafios do trabalho. Capital e luta de classes no século XXI. Londrina: Práxis, 2003.

MARX, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. Lisboa: Edições 70, 1989.

MELLO e SOUZA, Alberto de. Um modelo de educação para o século XXI: notas sobre um seminário. In: VELLOSO, João Paulo dos Reis; ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcanti de (coord.). Um modelo para a educação no século XXI. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.

MIRANDA, Marília G. de. Pedagogias psicológicas e reforma educacional. In: DUARTE, Newton (org.). Sobre o construtivismo. Campinas-SP: Autores Associados, 2000.

MORENO, Montserrat. Temas transversais: um ensino voltado para o futuro. In: BUSQUETS, Dolors Maria et al. Temas transversais em educação. Bases para uma formação integral. 6. ed. Tradução Cláudia Schilling. São Paulo: Ática, 2003.

PERRENOUD, Philippe. A formação dos professores no século XXI. In: PERRENOUD, Philippe; THURLER, Mônica Gather. As competências para ensinar no século XXI. Tradução Cláudia Schilling e Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SALM, Cláudio; FOGAÇA, Azuete. A propósito do seminário sobre educação, força de trabalho e competitividade. In: VELLOSO, João Paulo dos Reis; ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcanti de (coord.). Um modelo para a educação no século XXI. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.

SOUZA, Paulo Renato de. Os desafios para a educação no limiar do novo século. In: VELLOSO, João Paulo dos Reis; ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcanti de (coord.). Um modelo para a educação no século XXI. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.

Downloads

Publicado

2013-11-04

Como Citar

Gonzales, J. L. C., & Sandano, W. (2013). Formação e trabalho docente: uma análise da noção de competências. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (17). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i17.494

Edição

Seção

Artigos