O SINAES: ação comunicativa ou burocratização?

Autores

  • Cristiano Di Giorgi UNESP

Resumo

Neste artigo, discuto a possibilidade do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior) constituir-se de fato, como se propõe explicitamente, a ser um processo avaliatório com objetivo educativo, que faça parte de um processo de formação. Para tanto, analiso-o no quadro da teoria da ação comunicativa de Jurgen Habermas.

Biografia do Autor

Cristiano Di Giorgi, UNESP


Professor Livre-docente da UNESP – Campus de Presidente Prudente

Referências

BENEDETTI, Ieda M.M. O provão em questão: o passado presente e perspectivas para a avaliação universitária. Maringá: Dental Press, 2003.

CHAUÍ, Marilena. Público, privado, despotismo. In: NOVAES, A. (org). Ética. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992.

GHANEM JUNIOR, E. G. G. Educação Escolar e democracia no Brasil. São Paulo, 2000. 222p., Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação.

HABERMAS. J. O que significa socialismo hoje? Novos Estudos. Revista do CEBRAP. São Paulo, n.30, set, 1991.

MARBACK, Guilherme. Avaliação institucional como instrumento de gestão universitária. (Tese Doutorado). Marília, UNESP, 2001.

SINAES – Base para uma nova proposta de Avaliação do Ensino Superior (Mimeo), 2003.

TEDESCO, Juan Carlos. O novo pacto educativo. São Paulo: Ática, 1999.

Downloads

Publicado

2013-11-04

Como Citar

Giorgi, C. D. (2013). O SINAES: ação comunicativa ou burocratização?. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (16). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/507

Edição

Seção

Dossiê