A Recente Produção Científica sobre o Educação Médica no Brasil (1990-2001)

Autores

  • Otilia Maria Lucia Barbosa Seiffert UNIFESP

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar um mapeamento preliminar da produção científica sobre Educação Médica no Brasil, destacando as temáticas focalizadas, a distribuição temporal da produção e os diferentes tipos de textos publicados. Tem-se como fonte de estudo a Revista Brasileira de Educação Médica, periódico que desempenha  papel relevante no processo de socialização de debates e produções neste campo da educação superior brasileira.

Biografia do Autor

Otilia Maria Lucia Barbosa Seiffert, UNIFESP

Doutora em Psicologia da Educação/PUC-SP, Professora Adjunto do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde – CEDESS/Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP e Professora Assistente-Doutor  do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia/ PUC-SP

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA. www.abem-educmed.org.br (Acesso em 31 de outubro de 2003)

BATISTA, Nildo Alves e SILVA, Sylvia Helena Souza da. O Professor de Medicina. São Paulo: Loyola, 1998.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 4, de 7 de Novembro de 2001.

CATANI, Afrânio M.; MACEDO, Deise; SILVA JÚNIOR, João dos Reis e SQUISSARDI, Waldemar, Políticas públicas da educação superior. IN: MOROSINI, Marília C. (org.) Educação Superior em Periódicos nacionais (1968-1995). Brasília, DF: MEC/INEP/Comped, 2001.

FEUERWERKER, L. C. M. e MARSIGLIA, R. Estratégias para Mudanças na Formação de Recursos Humanos com base nas Experiências IDA/UNI. Divulgação em Saúde para Debate, n.12, jul. 1996.

MARCONDES, Eduardo e GONÇALVES, Ernesto Lima. Educação Médica. São Paulo: Savier, 1998.

PICCINI, Roberto Xavier, FACCHINI, Luis A. e SANTOS, Rogério C. (org.). Preparando a Transformação da Educação Médica Brasileira. Pelotas: UFPEL, 2000.

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA. ABEM, Rio de Janeiro, 1990 – 2001.

UNIVERSITAS – A produção científica sobre educação superior no Brasil: 1968-2000 – Projeto Integrado. Porto Alegre: 2002.


Downloads

Publicado

2013-11-05

Como Citar

Seiffert, O. M. L. B. (2013). A Recente Produção Científica sobre o Educação Médica no Brasil (1990-2001). Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (16). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/515

Edição

Seção

Dossiê