Cultura urbana e cultura escolar em Taubaté, em meados do século XX

Autores

  • Mauro Castilho Gonçalves Universidade de Taubaté

Resumo

O presente artigo propõe um estudo das articulações entre cidade, cultura e educação, na cidade de Taubaté, estado de São Paulo, nas décadas de 50 e 60 do século passado. Para tanto, analisa a movimentação de alguns sujeitos e instituições que lideraram o processo de urbanização, industrialização e escolarização no coração da urbe taubateana. O processo de territorialização do espaço urbano e o impacto no campo da escolarização das elites e das classes populares são levados em consideração, na medida em que influenciaram a constituição do perfil urbano desenhado na cidade. Propõe, ainda, refletir a relação entre a Igreja Católica local e as parcelas da elite letrada na composição de um projeto político-cultural específico para Taubaté naquela conjuntura histórica.

Referências

A Tribuna (1950-1960). Taubaté, estado de São Paulo. Acervo da Divisão de Museus e Arquivo Histórico da Prefeitura de Taubaté.

CHOAY, F. O reino do urbano e a morte da cidade. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História/Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, n. 18, p. 67-89, maio 1999. (Trad. Eveline B. Kavakama).

FARIA FILHO, L.M. de. Representações da escola e do analfabetismo no século XIX. In: BATISTA, G.; GALVÃO, A.M. de O. (Orgs). Leitura: práticas, impressos, letramentos. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 143-164.

FENELON, D. R. Cultura e história social: historiografia e pesquisa. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História/Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, n 10, p. 73-93, dez. 1993.

LEFEBVRE, H.. A cidade do capital. Rio de Janeiro: DP&A, 1999a.

_____. A revolução urbana. Belo Horizonte: UFMG, 1999b.

MACHADO, M.C.T. Há serpentes no paraíso. In: SOLER, M. A.; MATTOS, M. I. (Orgs.). A cidade em debate. São Paulo: Olho d’Água, 2001. p. 181-210.

MELLO JR., A. Resenha de jornais e revistas e outras publicações existentes no Arquivo Histórico Municipal ou de que se tem notícia surgidas em Taubaté, Quiririm e São Luiz do Paraitinga, a partir de 1861. Taubaté (SP): Empresa Gráfica, 1976. (Coleção Taubateana).

MOURA, E.B.B. de. Meninos e meninas na rua: impasse e dissonância na construção da identidade da criança e do adolescente na República Velha. Revista Brasileira de História, São Paulo: Associação Nacional de História (Anpuh), n. 19, v. 37, p. 85-102, 1999.

MÜLLER, N.L.C. O fato urbano na bacia do Rio Paraíba – São Paulo. Rio de Janeiro: Fundação IBGE, 1969. (Biblioteca Geográfica Brasileira, 23).

O Lábaro. Diocese de Taubaté, estado de São Paulo. Acervo da Divisão de Museus e Arquivo Histórico da Prefeitura de Taubaté, estado de São Paulo.

PADILHA, M. A cidade como espetáculo: publicidade e vida urbana na São Paulo dos anos 20. São Paulo: Annablume, 2001.

REZENDE, A.P. O recife: os espelhos do passado e os labirintos do presente ou as tentações da memória e as inscrições do desejo. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História/Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, n. 18, p. 155-166, maio 1999.

ROLNIK, R. A cidade e a lei: legislação, política urbana e territórios na cidade de São Paulo. 2. ed. São Paulo: Nobel, 1999.

SALLES, F.C. Educação e industrialização no Estado de São Paulo: década de 50. 1998. 198 f. Tese (Doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

SCHUELER, A.F.M. de. Crianças e escola na passagem do Império para a República. Revista Brasileira de História, São Paulo: Associação Nacional de História (Anpuh), n. 19, v. 37, p. 59-84, 1999.

SOLER, M. A.; MATTOS, M.I. A cidade em debate. São Paulo: Olho d’Água, 2000

SOTO, M.C. M. Pobreza e conflito: Taubaté, 1860-1935. São Paulo: Annablume, 2001.

SOUZA, R. F. de. Um itinerário de pesquisa sobre a cultura escolar. In: CUNHA, M. V. da (Org.) Ideário e imagens da educação escolar. Campinas/Araraquara: Autores Associados/Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, 2000. p. 3-28. (Polêmicas de Nosso Tempo, 73).

Downloads

Publicado

2013-11-05

Como Citar

Gonçalves, M. C. (2013). Cultura urbana e cultura escolar em Taubaté, em meados do século XX. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (16). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/519

Edição

Seção

Artigos